O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Halo solar chama atenção de moradores de São Fidélis, Cambuci e Itaocara

Moradores de São Fidélis, no Norte Fluminense, registraram na segunda-feira (6/3), o fenômeno óptico denominado halo solar, caracterizado pelo aparecimento de um anel de luz em torno do sol, com cores semelhantes às do arco-íris. Esse mesmo círculo de luz também pode formar-se ao redor da lua, recebendo o nome de halo lunar.

A formação do halo solar baseia-se no fenômeno da decomposição da luz branca: quando a luz passa de um meio para outro, ela refrata, ou seja, muda sua velocidade de propagação. Essa mudança causa a decomposição da luz branca em raios de luz monocromáticos. Cada raio possui uma cor diferente e, juntos, formam o conjunto de sete cores que compõe o arco-íris.

O fenômeno halo solar também foi registrado no céu de Cambuci e Itaocara, no Noroeste Fluminense. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno ocorre a partir do reflexo da luz em cristais de gelo, em altitudes acima de 12 quilômetros, e está relacionado com a incidência da luz do Sol sobre nuvens altas, as cirrus.

Veja também
error: Content is protected !!