O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Campos dos Goytacazes lança transporte público exclusivo para mulheres

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, lançou no dia 20 de janeiro, no Terminal Luiz Carlos Prestes, no Centro, o Ônibus Municipal Feminino, mais conhecido como Ônibus Lilás. O veículo garante transporte exclusivo para mulheres de todas as idades, pessoas que identifiquem no gênero feminino e crianças de até 10 anos acompanhadas de pessoas do gênero feminino.

Segundo a prefeitura, neste primeiro momento, considerado fase experimental, o Ônibus Lilás estará operando na linha Centro-Penha, nos itinerários das 15h às 19h. O projeto será ampliado para novas linhas.

Os cargos de cobrador e motorista serão exercidos por profissionais femininas, como a motorista Cristina Menezes de Oliveira. “É muito bom quando somos beneficiadas por um projeto de tamanha importância como este. É um grande avanço para nós mulheres de Campos” – comentou.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Galvão e Instituto Locomotiva, com apoio da Uber, sobre violência contra a mulher no transporte, apontam que 97% das mulheres disseram já ter sido vítimas de assédio em meios de transporte.

O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá, explicou que o Ônibus Lilás é uma ampliação da frota do Consórcio União. “O Consórcio União não substituiu um ônibus com outro. Outros dois veículos do mesmo consórcio serão destinados para o projeto, ampliando ainda mais o atendimento ao público alvo”, ressaltou Nelson, informando que o Ônibus Lilás tem capacidade para 44 pessoas sentadas e 28 em pé.

Empresas apoiam a informação de qualidade

Veja também
error: Content is protected !!