O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Barra na foz do Rio Paraíba do Sul é aberta para aumentar vazão da água

Em caráter emergencial, na tentativa de conter os danos causados nos municípios cortados pelo Paraíba do Sul, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) concluiu na quarta-feira (11), a abertura da barra na foz do Rio Paraíba do Sul, que fica em Atafona, na cidade de São João da Barra, no Norte Fluminense.

A abertura da barra atende uma solicitação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul. A medida visa aumentar o escoamento da água do rio para o mar e, em consequência, diminuir a pressão nos diques e o volume ao longo do leito em decorrência da cheia.

A viabilidade técnica da intervenção foi discutida em reunião na noite de terça-feira (10) na Prefeitura de São João da Barra. A água do Rio Paraíba do Sul já escoa para o oceano em procedimento bem sucedido e o Inea segue monitorando a região.

Desde 2019, em virtude de assoreamento ao longo do seu curso, o Rio Paraíba do Sul vem sofrendo alterações em sua foz. A sua foz sempre foi em Atafona, mas atualmente, o rio está encontrando com o mar em Gargaú, em São Francisco de Itabapoana.

Veja também