O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Vereador cobra limpeza de bueiros e rede pluvial de Cordeiro

No final de outubro, a cidade de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, foi atingida por uma forte chuva de granizo, que pegou a todos de surpresa. Houve registro de alagamentos em diversas ruas do eixo central da cidade e também em outros bairros. Durante a chuva, ficou em evidência velhos problemas ainda não resolvidos: a obstrução da rede pluvial e bueiros entupidos.

Moradores e lojistas do Centro reclamam da obstrução (ou pouca vazão) da rede de esgotamento sanitário e de alguns bueiros. Já residentes do bairro Manacial disseram que há anos convivem com esse tipo de inconveniente, inclusive, quase sempre quando chove, ocorre invasão das águas nas casas. Residentes do Recanto das Palmeiras, relatam, além de bueiros entupidos, mau cheiro e muitas baratas.

O vereador Thiago Romito (Republicanos), enviou uma indicação nesse sentido ao Poder Executivo. A indicação pede ao prefeito a limpeza de todos os bueiros do bairro Rodolfo Gonçalves, Manancial e Centro. Ele reiterou as afirmativas de lojistas e também fez um apelo para os bairros mais carentes, pois quando chove, moradores chegam a perder seus móveis devido a obstrução e/ou falta dos bueiros.

O que diz a prefeitura

Em contato com a Ascom da Prefeitura de Cordeiro, fizemos algumas perguntas – baseadas nas reivindicações de moradores – que foram prontamente respondidas. Dentre as perguntas, se existe algum planejamento para desobstrução de bueiros e rede pluviais da cidade; a periodicidade dos serviços e manutenção das tubulações; e também sobre o controle de roedores e baratas.

Em resposta sobre a periodicidade dos serviços, a Prefeitura de Cordeiro informou que: “Semanalmente a Secretaria de Obras e Urbanismo vem fazendo a limpeza dos bueiros da cidade. Nesta semana está sendo no bairro Centro”. Completou ainda dizendo que “faz a limpeza e desobstrução de bueiros diariamente, assim que há a identificação de problemas.”

Sobre a precariedade de alguns bueiros, relatada por moradores, o Executivo respondeu: “De maneira precária, somente um (bueiro), no bairro Jardim de Alah, na Rua Vicente Martins, que precisará de obras para que seja melhorado. Cita-se que alguns bairros não têm a rede de bueiros e/ou escoamento de água implementada. Portanto, nesses casos não se identifica como bueiros/manilhas.”

“Nesta semana, a Prefeitura de Cordeiro também está fazendo a limpeza das margens do Rio Macuco em todo perímetro urbano, trazendo mais segurança, limpeza e maior espaço para escoamento d’água para os períodos de chuvas” – pontuou ao Serra News.

Sobre o controle de ratos e baratas, também alvo de reclamações, a prefeitura disse: “A Equipe da Secretaria de Saúde e Endemias realiza, diariamente, na cidade, o controle não só de roedores e baratas, mas também, agora com a proximidade do período de chuvas, o controle do mosquito da Dengue, visitando casas e atendendo a denúncias que chegam na secretaria para que seja feita a fiscalização” – concluiu.

Vídeos: Chuva forte com granizo causa transtornos em Cordeiro

Veja também
error: Content is protected !!