O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Alunos de Friburgo representam o estado em torneio internacional de robótica

A equipe Tucanus, composta por 15 alunos da Firjan SENAI SESI Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, será a única representante do estado na etapa internacional da FIRST Robotics Competition (FRC), que reúne competidores de todo o país, entre 5 a 7 de agosto, no Pier Mauá – RJ. O tema da temporada FRC 2022 é o Rapid React, que tem como ideia central logística e transporte.

O FRC combina o entusiasmo do esporte com o rigor da ciência e tecnologia. Sobre regras específicas com tempo e recursos limitados, equipes de estudantes do ensino médio são desafiados a construir robôs de tamanho industrial para um jogo de campo complexo em aliança com outras equipes, além de arrecadar fundos para atingir seus objetivos, projetar uma marca de equipe e promover o respeito e a apreciação pelo STEM (abreviação em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dentro da comunidade local.

A preparação para a competição começou no início de 2022, com a ajuda de um instrutor do SENAI, Fábio Paredes e dois professores do SESI, Vagner Monteiro e Sâmela Leal. Para essa competição, os alunos da escola passam por um processo seletivo e, ao final, compõem a equipe que irá representar a modalidade na temporada.

“Essa competição é também um diferencial para o aluno ingressar no mercado de trabalho. Aqui, eles passam por todo o processo de criação para a solução do problema que foi apresentado, isso os deixa a um passo à frente para trabalhar na indústria”, ressalta o professor da Firjan SESI Nova Friburgo, Vagner Monteiro.

O aluno Lucas Rodrigues afirma que mesmo que surjam imprevistos na competição, a equipe está mais que preparada. “O nosso robô está bem estruturado, fizemos vários testes e temos peças para reposição para algum imprevisto. Sabemos que enfrentaremos boas equipes, por isso, estamos mais atentos. Mas também estamos confiantes no nosso time”, disse.

Veja também
error: Content is protected !!