O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Novos radares são instalados em trechos urbanos de Nova Friburgo

O Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) continua reforçando a fiscalização eletrônica nas rodovias fluminenses com a instalação de mais radares para controle de velocidade. Nesta semana, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, novos radares foram instalados em diversos trechos.

Um novo radar foi instalado no início da Avenida Governador Roberto Silveira, em frente ao posto de combustíveis, em Duas Pedras. Ao longo do trecho urbano da RJ-116, há ainda a previsão de instalação de novos radares após a fábrica Stam, no distrito de Conselheiro Paulino, além de outro radar no acesso ao distrito de Lumiar, na RJ-142 (Nova Friburgo-Casimiro de Abreu).

Na Avenida Emil Cleff, estará em funcionamento um outro radar na altura do KM 79, no bairro Ypu. Outro equipamento está previsto para entrar em funcionamento na Avenida Antônio Mário de Azevedo, trecho urbano da RJ-130 (Friburgo-Teresópolis), na altura do bairro Córrego Dantas, nas proximidades de um condomínio industrial.

A previsão é que, até meados de junho, os radares sejam ativados. O DER-RJ ressaltou que realizará ampla divulgação da data de ativação e limites de velocidade dos novos equipamentos. O principal objetivo da fiscalização eletrônica nesses trechos é reduzir o crescente índice de acidentes, garantindo a segurança aos usuários – afirmou o departamento.

Alto índice de acidentes

Há de se ressaltar que Nova Friburgo possui um tráfego intenso de veículos e, por isso, alguns semáforos contam com câmeras para flagrar possíveis irregularidades de condutores. O dispositivo é formado por uma câmera com imagem aberta, captando tudo ao redor, uma segunda câmera mais fechada, que identifica com precisão placas de veículos, e também uma terceira câmera instalada de frente, com o objetivo de evitar que o motorista seja multado injustamente.

Hoje em dia, o horário de pico do trabalho dessa sinalização fica compreendido entre às 8h e 10h e das 16h às 18h. De acordo com a prefeitura, os semáforos com câmeras proporcionaram maior segurança para motoristas e pedestres. Após instalados, houve uma diminuição de acidentes em trechos que antes eram constantes e, ainda, ocorreu uma reeducação no trânsito friburguense.

DER implanta quebra-molas e radares em Aperibé, Pádua e Campos

Empresas apoiam a informação de qualidade

Veja também
error: Content is protected !!