O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Ciclistas sobem a serra neste domingo no GP das Montanhas

O tradicional GP das Montanhas reúne no domingo, 5 de junho, a partir das 9 horas, ciclistas de todo o estado do Rio de Janeiro para a prova que terá 26 quilômetros de pedalada, sendo que 21 deles, de subida na Serra. A prova que exige muito esforço, reúne atletas de 18 a 70 anos, entre eles, o bicampeão 2018 e 2019, Urwalei Fonesi (Vavá). O GP das Montanhas teve sua primeira edição em 2008, pela Rota 116.

Com largada no quilômetro 39 da RJ-116, em frente à Vila Olímpica de Cachoeiras de Macacu, a prova com cerca de 200 atletas inscritos, tem como ponto final o quilômetro 65, em Theodoro de Oliveira, a 1.089 metros de altitude, já no município de Nova Friburgo, na Região Serrana. Em 2021, o atleta Francisco Junior, o Juninho, completou o percurso em 01 hora e 04 minutos.

Organizador da competição, Orlando Mielli (Equipe Montanha Sports), lembra que o GP das Montanhas é uma das provas mais requisitadas do calendário estadual devido a exuberância das belezas naturais por onde os atletas passam, mas também pela infraestrutura fornecida pela Concessionária Rota 116, patrocinadora da competição.

“Costumo afirmar que poucas provas no Brasil têm essa estrutura, graças ao apoio que recebemos da Concessionária Rota 116. Toda a faixa da direita da rodovia é isolada para os competidores e temos 21 quilômetros de pista segregada com cones, dotando a competição de muita segurança para os atletas. Além disso, viaturas ficam disponibilizadas em pontos estratégicos com o objetivo de orientar e prevenir qualquer incidente. Vale lembrar, também, o apoio de órgãos públicos como Polícia Militar, Bombeiros e as prefeituras de Cachoeiras de Macacu e de Nova Friburgo” – destaca.

Para Edyano Bittencourt, superintendente geral da Rota 116, a prova de domingo faz parte do calendário de eventos da Concessionária e já se tornou uma tradição. “Esta é a sexta edição do GP das Montanhas Rota 116 e cairá, por coincidência quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Temos muito orgulho em dar total apoio à sua realização. A nossa rodovia corta o Parque Estadual dos Três Picos, e procuramos estar em sintonia com iniciativas que tenham um viés voltado para o esporte e a preservação do meio ambiente” – destaca ele.

Veja também
error: Content is protected !!