O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Friburgo e Miracema ganham estações de dados meteorológicos

Neste mês de maio, as cidades de Nova Friburgo, na Região Serrana, e Miracema, no Noroeste Fluminense, ganharam novas plataformas coletoras de dados meteorológicos para ajudas a Defesa Civil no monitoramento meteorológico.

Em Nova Friburgo, foram instaladas no alto do Bairro Suíço e outra em Córrego Dantas. Os equipamentos pertencem ao Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). A instalação dos equipamentos ocorreu em 9 de maio.

O Cemaden auxilia as defesas civis do Brasil na prevenção dos deslizamentos de terra por meio de pluviômetros que medem a quantidade de chuva e de sensores de umidade dos solos que medem a quantidade de água no solo, instalados a três metros de profundidade.

Esses equipamentos estão integrados a uma Plataforma de Coleta de dados conhecida com PCD Geotécnica. Estes dados são transmitidos, em tempo real, para a Sala de Situação do Cemaden e da Defesa Civil, permitindo a emissão de alertas de risco de desastres naturais.

Já em Miracema, recebeu uma Estação de Meteorologia, instalada no distrito de Venda das Flores em 18 de maio. A plataforma vai ajudar a Defesa Civil na tomada de decisões em casos de chuvas intensas.

A estação meteorológica foi instalada em um ponto estratégico, onde será possível monitorar em tempo real as cabeceiras do Ribeirão Santo Antônio. Os equipamentos também irão ajudar na área da agricultura, com economia de água, energia dos produtores rurais e no controle de queimadas.

Veja também
error: Content is protected !!