O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

RJ: Estado investiga seis casos suspeitos de hepatite aguda grave em crianças

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), emitiu um alerta aos 92 municípios do estado sobre o registro de casos de hepatite aguda grave de causa desconhecida em crianças menores de 16 anos. A medida visa orientar as secretarias municipais sobre a notificação correta dos casos para que possam ser monitorados. Seis casos suspeitos estão em investigação no estado.

No início de abril, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta mundial sobre casos de hepatite aguda grave registrados no Reino Unido em que o agente causador da doença era desconhecido. No último dia 24, o Ministério da Saúde encaminhou aos estados um comunicado de risco alertando os serviços de saúde para ficarem atentos a casos de hepatite aguda grave em que o paciente apresenta transaminases (enzimas intracelulares) acentuadamente elevadas, às vezes precedida por sintomas gastrointestinais.

Seis casos suspeitos estão em investigação no estado, entre eles, o de uma criança de 2 anos de idade na cidade de Araruama, na Região dos Lagos do Rio. Outros três casos monitorados pelas vigilâncias municipais, com o apoio da vigilância estadual, são de moradores do município do Rio de Janeiro (uma criança de 4 anos, uma criança de 8 anos e um bebê de 2 meses) e um de Niterói (criança de 3 anos).

Ainda segundo a SES, um bebê de oito meses, morador de Maricá, morreu e as autoridades também seguem tentando identificar as causas. A Vigilância em Saúde também investiga a morte de um menino de quatro anos, morador de São Fidélis, ocorrida em 04 de maio. A criança foi atendida no hospital particular em Campos, e encaminhada para casa, com tratamento para pneumonia, a princípio branda. Mas, o menino teve uma evolução muito agressiva em menos de 48 horas e veio a óbito. A suspeita é de infecção bacteriana grave.

– É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas das crianças. Se houver qualquer suspeita, elas devem ser imediatamente levadas a um serviço de saúde para que possam ser diagnosticadas e tratadas – ressaltou Chieppe. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, sendo as mais comuns as infecções pelos vírus tipo A, B e C, além do consumo abusivo de álcool ou outras substâncias tóxicas como medicamentos e drogas.

Casos de dengue aumentam 81% no estado do Rio de Janeiro

População reclama da qualidade da água fornecida pela Águas do Rio

Veja também
error: Content is protected !!