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População reclama da qualidade da água fornecida pela Águas do Rio

Diversos moradores entraram em contato com o portal Serra News, na última semana, para denunciar sobre a qualidade da água distribuída pela Águas do Rio nas cidades de Cantagalo, Cordeiro e Duas Barras, na Região Serrana, e Miracema, no Noroeste Fluminense.

Relatos dão conta de que a água fornecida em algumas localidades está insalubre, causando transtornos, principalmente, às crianças. Diversas mães relataram que seus filhos passaram mal após consumo, com fortes dores abdominais e, inclusive, precisaram de atendimento médico.

Os relatos também dão conta de coceira da pele após banho e, ainda, odor forte de produtos químicos na água distribuída nas torneiras. Ainda segundo os relatos de moradores, eles desconfiam que possa ser o mal tratamento da água.

O Serra News fez contato com a concessionária Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água em Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Cordeiro, Casimiro de Abreu, Duas Barras, Itaocara, Miracema, São Francisco de Itabapoana e São Sebastião do Alto.

Nota

Em nota, a Águas do Rio informou que “a água distribuída pela concessionária está dentro dos níveis de potabilidade estabelecidos pela portaria 888 do Ministério da Saúde“.

Também informou que “realiza análises da água nas estações de tratamento a cada duas horas, e semanalmente na rede de distribuição de água. Os resultados das análises são informados todos os meses para o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), vinculado ao Ministério da Saúde, e disponibilizados na conta de água.”

A empresa reforçou ainda que “não houve alteração nos resultados das análises realizadas na água das estações de tratamento e da rede de distribuição. E que não há registro de reclamações nos canais de atendimento sobre a qualidade da água nos municípios citados.

A concessionária orienta os moradores a fazerem a limpeza dos reservatórios a cada 6 meses para evitar que a sujeira acumulada no fundo da caixa d’água e/ou cisterna alterem a qualidade da água que saem das torneiras dos imóveis dos clientes. E permanece à disposição dos clientes em suas lojas de atendimento, ou por ligação gratuita e mensagens via WhatsApp através do número 0800 195 0 195.”

Análises

Moradores afirmaram também que a concessionária alega que pode ser um problema da caixa d’água, mas eles rebatem garantindo ser um problema da má qualidade da água fornecida.

Quem detectar possíveis alterações na água pode solicitar análise da Vigilância Sanitária dos respectivos municípios. A pasta deve ir até a residência e colher amostras para garantir o serviço de qualidade ao morador.

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