O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

‘Pulmão verde’ da região completa 52 anos de Desengano

Se fosse uma comemoração pelos 52 anos de uma união matrimonial estaríamos falando de Bodas de Argila, mas não é o caso, pois, estamos abordando a respeito dos 52 anos de criação de uma reserva florestal que guarda no seu bojo o último remanescente contínuo de expressiva extensão de Mata Atlântica, cujo solo é predominantemente argiloso, daí o motivo da nossa associação das Bodas de um longevo casamento de 52 anos ao aniversário do Parque Estadual do Desengano, criado em 13 de abril de 1970 através do Decreto-Lei nº 250.

O PED é importante manancial d'água da nossa região.
O PED é importante manancial d’água da nossa região.

O PED é a mais antiga unidade de conservação do Estado do Rio e o seu nome faz alusão ao ponto culminante da reserva, o Pico do Desengano, com altitude que chega a 1.761 m. A extensão do Parque conta com 21.365,82 hectares abrangendo parte das regiões serrana (Santa Maria Madalena) e norte (Campos dos Goytacazes e São Fidélis) no Estado do Rio de Janeiro.

O Pico do Desengano tem 1.761 metros de altitude
O Pico do Desengano tem 1.761 metros de altitude

Dentro de seus limites estão protegidos os ecossistemas de uma flora muito rica, destacando-se aí as maçarandubas, acás, mamões, jacatiás, patís de maromba, ameixas de momo, bacuparís, bacobixás, babacuanas, canjaranas, guapebas, cedros, ipês, sapucaias, braúnas, canelas, jequitibás, palmeiras, samambaias, bromélias, orquídeas, gravatás, entre outras, além das plantas ainda não classificadas pela ciência e outras até aqui pouco conhecidas.

Já a fauna, bastante diversificada, conta por volta de 167 espécies de aves identificadas, muitas dessas ameaçadas de extinção, como a jacutinga e o macuco. Entre tantas outras aves presentes no local têm destaque papagaios, periquitos, jacus, arapongas, inhambus, tucanos, gaviões.

Quanto aos mamíferos destacamos a ocorrência de onças, tatus, quatis, iraras, pacas, ouriços, tamanduás, porcos do mato, etc. É de se ressaltar ainda que o Parque é também importante refúgio de animais já muito raros na natureza. Das 176 espécies de mamíferos encontradas no Estado do Rio, 33 foram identificadas na área do parque, 16 dessas ameaçadas de extinção. Podem ser citados, entre outros, o veado-mateiro, a preguiça-de-coleira, a onça-parda e a jaguatirica. Entre os primatas estão o macaco-prego, o barbado, o bugio e o muriqui-do-sul, também conhecido como mono carvoeiro (maior primata das Américas), escolhido como símbolo do Parque. Pequenos roedores, como o rato-do-mato, anfíbios, como a perereca-marsupial, lagartos e incontáveis insetos polinizadores estão presentes nesse reduto florestal.

Macaco Muriqui: símbolo do Parque Estadual do Desengano
Macaco Muriqui: símbolo do Parque Estadual do Desengano

Além da reconhecida importância do PED para a fauna e a flora, o grande número de cursos d’água surgido no seu interior é outro fator que dimensiona o seu valor enquanto bacia hidrográfica que abastece diversas cidades da região. Compõe esse sistema os rios Muribeca, Vermelho, Água Limpa, Sossego, Norte, Mocotó, Aleluia, Preto, Bela Joana, Colégio e outros. As águas destes representam vida e esperança para vários povoados, gerando energia, abastecendo cidades e matando a sede de rebanhos expressivos, além de favorecerem a pesca artesanal e constituírem fontes de lazer e diversão para crianças e adultos.

O relevo se caracteriza por cristas de topos aguçados, morros, pontões e escarpas, portando a região do Desengano uma orografia das mais acidentadas e de grandes relevos montanhosos, onde se destacam as serras do Marimbondo, Rifa, Agulha, Grande, Malha Branca, Itacolomi, Imbé, Mata-Cavalo, Boi Branco, Gaivota e Barra Alegre. Trata-se do conjunto de serras mais bem conservadas da região com densa vegetação e rica biodiversidade. As maiores elevações são o cume do Desengano (1.761m) e o cume de São Mateus (1.576m).

Aniversário do PED contou com vasta programação
Aniversário do PED contou com vasta programação

PRIMEIRO DARK SKY PARK DA AMÉRICA LATINA

Que maravilha desfraldar aos 4 cantos do universo a notícia de que o PED chega aos seus 52 anos de existência podendo ostentar o título de Dark Sky Park ao se tornar o primeiro Parque da América Latina, considerado internacionalmente, como o mais apropriado à observação das estrelas sem a interferência de iluminação artificial, mérito da qualidade do seu ambiente noturno.

E para comemorar tão especial data de aniversário e a importante conquista alcançada com o título de Dark Sky Park, foi estruturada uma vasta programação que contou com muitas ações envolvendo segmentos escolares do sistema de ensino do município de Santa Maria Madalena. As atividades contaram com várias tendas contendo exposições, apresentações e palestras abordando assuntos como fauna, flora e profissões que atuam na área ambiental, além de atividades de contação de história e exposição de fotos e trabalhos confeccionados por alunos, além de mural retratando o macaco Muriqui, símbolo do parque.

Diversos alunos participaram das comemorações de aniversário do Parque Estadual do Desengano
Diversos alunos participaram das comemorações de aniversário do Parque Estadual do Desengano

E sobre a programação levada a efeito nos dias 11, 12 e 13, das 08 às 17h, que teve lugar no Centro de Visitantes do Desengano, no Horto Santos Lima, falou o gestor do PED, Carlos Dário: “Nós privilegiamos o público infanto-juvenil, destacando que os temas apresentados e os assuntos trabalhados eram de interesse de todos os segmentos sociais, independente de idade. Ficamos felizes porque tivemos grande participação da comunidade em geral, especialmente de alunos das redes pública e privada, e não podia haver comemoração melhor em momento tão especial como este, afinal, defender a biodiversidade da nossa região com qualidade, sempre será nosso objetivo.”

A programação que contou com bolo de aniversário e o tradicional ‘parabéns pra você” foi encerrada com uma trilha noturna que serviu também para celebrar o título de Dark Sky Park, cuja conquista serviu de tema das comemorações de aniversário neste ano.

A sede administrativa do Parque Estadual do Desengano tem como endereço: Avenida José Dantas dos Santos, 35 – Itaporanga – Santa Maria Madalena – RJ – entrada pelo Horto Florestal Santos Lima.

Parque em Santa Maria Madalena recebe título internacional

Veja também
error: Content is protected !!