O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Parque em Santa Maria Madalena recebe título internacional

Graças ao título internacional que acaba de ser certificado pelo pelo International Dark-Sky Association (IDA), dando ao Parque Estadual do Desengano o reconhecimento internacional de área protegida de excepcional qualidade para a observação de noites estreladas e um ambiente noturno protegido que valoriza seu patrimônio científico, natural, educacional, cultural e social, temos agora pela primeira vez no Brasil um parque reconhecido como muito apropriado à observação do céu e seus encantos.

Com a conquista desse título o Parque Estadual do Desengano se torna o primeiro parque da América Latina a receber a certificação de “Parque Internacional Dark Sky”, designado pelo International Dark-Sky Association (IDA).

O Parque Estadual do Desengano (PED) é administrado pelo Instituto de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (INEA), e já contava com o reconhecimento internacional como área prioritária para a conservação da biodiversidade das aves (Important Bird and Biodiversity Area – IBA) e agora ganha mais essa certificação internacional.

Thiago Pampolha, Secretário de Estado de Ambiente do Rio de Janeiro, assim que tomou conhecimento da publicação dessa certificação na página oficial do IDA, declarou: “Somos o primeiro Parque da América Latina a receber esse título, e essa é uma grande conquista para todos nós da Secretaria de Meio Ambiente e do Inea. Essa certificação comprova o empenho de nossas equipes na preservação de nossas unidades de conservação”.

No site da instituição consta a seguinte declaração do Diretor de Conservação da IDA, Ashley Wilson: “Essa certificação do Desengano não é apenas um marco para a IDA por ser o primeiro Dark Sky Place internacional no Brasil, mas também abre novas portas para oportunidades de céu escuro em toda a América Latina, pois, além do parque possuir céus escuros requintados, a equipe também se certificou de se conectar com as comunidades locais para se inspirar no céu noturno, bem como as condições de reforma de 100% da iluminação existente em suas instalações externas para um céu escuro amigável com soluções sustentáveis. O IDA elogia a equipe do Desengano por seus esforços louváveis ​​e estamos ansiosos para novas certificações no futuro, seguindo este exemplo.”

O processo de inscrição para a certificação demorou pouco mais de um ano para ser concluído. Em primeiro lugar, a International Dark-Sky Association aprovou os documentos e a apresentação pela equipe do Desengano State Park com as especificações técnicas de qualidade do céu noturno da área. Em seguida, o IDA avaliou as informações sobre os compromissos assumidos pelo PED, como atividades voltadas à redução da poluição luminosa no Parque e região, bem como as boas práticas de visitação noturna, que já ocorre no parque. Agora, os visitantes que buscam um lugar perfeito para observar, estudar e curtir o céu noturno têm essa oportunidade nessa importante reserva florestal aqui na região serrana do Rio, na parte do município de Santa Maria Madalena.

“Além das trilhas e atividades diurnas, abrimos agora uma nova possibilidade de ampliar o contato da população com a natureza, que é a observação noturna no Parque Estadual do Desengano, onde as condições são perfeitas para isso, pois não há poluição luminosa e o visitante pode contemplar o céu sem nenhum equipamento. Esse título é muito merecido ”, explica o presidente do Inea, Philipe Campello.

O Parque Estadual do Desengano é a mais antiga unidade de conservação estadual do Rio de Janeiro, tendo completado 51 anos de existência em 13 de abril de 2021. O Parque abrange partes dos municípios citados Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, e totaliza 1419,21 km2 de uma área de Mata Atlântica que abriga 82 espécies de mamíferos, 494 espécies de pássaros, 56 espécies de répteis, 73 espécies de anfíbios e mais de mil tipos de flora.

“Com este título internacional, poderemos contemplar o mesmo céu que os nossos ancestrais mais remotos fizeram. Essa é uma conquista conjunta dos técnicos do parque, da Diretoria de Biodiversidade, Unidades de Conservação e Ecossistemas, e parceiros da sociedade civil, como a Universidade Estadual do Norte Fluminense e o Clube de Astronomia Louis Cruls ”, afirma Carlos Dário, gerente do Parque Estadual do Rio de Janeiro. Desengano.

O biólogo do INEA, João Rafael Martins, responsável pelos estudos técnicos afirma que: “Esse título foi concedido após o desenvolvimento de um trabalho técnico realizado ao longo de pouco mais de 1 ano e servirá como precursor para outras unidades de conservação no Brasil, cujo potencial de observação de estrelas é semelhante ao do PED”.

“Como fotógrafo de natureza nascido em Santa Maria Madalena, sempre admirei o céu da Madalena. Quando entrei para a equipe do PED em 2012, essa admiração acabou se tornando um grande compromisso com as maravilhas que podem ser vistas dentro do parque e de dentro dele, como é o caso das estrelas”, afirma Samir Mansur, coordenador dos guarda-parques do Parque Estadual do Desengano.

Sobre o Programa Internacional Dark Sky Places

O Programa Internacional Dark Sky Places foi fundado em 2001 como um programa voluntário não regulamentar para encorajar comunidades, parques e áreas protegidas em todo o mundo a preservar e proteger locais escuros por meio de políticas de iluminação eficazes, iluminação externa ambientalmente responsável e educação pública. Quando usada indiscriminadamente, a luz artificial pode perturbar ecossistemas, afetar a saúde humana, desperdiçar dinheiro e energia, contribuir para a mudança climática e bloquear nossa visão e conexão com o universo. Desengano State Park agora se junta a mais de 190 locais que demonstraram forte apoio da comunidade para a defesa do céu escuro.

Parabéns e muito obrigado a todos os envolvidos nesse maravilhoso projeto que resulta em grande conquista de extremo interesse do nosso meio ambiente e dos setores que formam a cadeia do empreendedorismo turístico em Santa Maria Madalena, a terra do terceiro melhor clima do Brasil e também já reconhecida como cidade das estrelas.

Veja também
error: Content is protected !!