O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Festas de Maio são confirmadas em Euclidelândia e Santa Rita da Floresta

Foram autorizados pelo prefeito de Cantagalo, Guga de Paula, os festejos de maio nos distrito de Santa Rita da Floresta e Euclidelândia. As tradicionais festas acontecem sempre ao fim de maio e celebram a padroeira Santa Rita de Cássia.

Na manhã de segunda-feira, 18/04, ficou acertado entre os párocos das paróquias dos distritos, toda a parte religiosa com as tradicionais procissões e também a realização de shows musicais, leilões e outras atividades tradicionais deste período.

A liberação para os eventos se deu após pressão das comunidades de Santa Rita da Floresta e Euclidelândia, que não viam o porquê não realizarem os festejos de maio. A Prefeitura de Cantagalo disse que prestará total apoio às festividades.

Festejos

As tradicionais festas da padroeira Santa Rita de Cássia, nos distritos de Cantagalo, na Região Serrana, já não aconteciam três anos consecutivos. Com a pandemia do coronavírus instaurada, todos os eventos precisaram ser cancelados visando evitar aglomerações nas cidades.

Atração para diversos visitantes e celebrada por toda comunidade local, a tradicional ‘Festa de Maio’ nos distritos de Santa Rita da Floresta e Euclidelândia, e também na localidade de Porto Marinho, é considerada devoção para os fieis e atração para quem gosta de curtir a parte social e principalmente os shows.

Tradição

Todo dia 22 de maio começa bem cedo para os moradores e peregrinos em Euclidelândia e Santa Rita da Floresta, distritos do município de Cantagalo. A alvorada, às 5 da manhã, marca o começo das comemorações e homenagens a Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis, padroeira das localidades.

121187927 3350259061724078 7190856218095217757 n

Mas a data, que é um dos feriados oficiais da cidade, começa a ser comemorada dias antes. Costumeiramente, diversas atividades culturais e religiosas fazem reverência à santa. O evento mais importante é a tradicional procissão luminosa no entardecer do dia 22, que reúne milhares de fieis, para homenagear e agradecer a Santa Rita pela intercessão e também para pedir o intermédio dela para alcançar graças.

Santa Rita de Cássia

Em 22 de maio, se celebra o Dia de Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas. Sabe-se que ela nasceu na cidade italiana de Roccaporena, uma espécie de vila localizada a 5 km de Cássia, em 1381, e morreu no dia 22 de maio de 1457.

Procissão de Santa Rita de Cássia torna-se Patrimônio Cultural de Cantagalo

Veja também
error: Content is protected !!