O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cantagalo, Duas Barras e Petrópolis contempladas pelo ‘Escolas Criativas’

Treze cidades do Estado do Rio de Janeiro foram contempladas com os programas Cine+, LAB Cidades Criativas e Escolas Criativas. O anúncio foi realizado pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, na quinta-feira (24/3), durante evento no Palácio Guanabara, Laranjeiras.

Cine+

A primeira iniciativa consiste em democratizar a arte a partir da construção de cinco salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes, como Itaocara, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Guapimirim e Paraty, dos quais apenas o último conta com um cinema. As salas terão programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Elas poderão ser usadas como espaços multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e sendo um local para receber apresentações das mais diversas linguagens artísticas. Todas as salas promoverão pelo menos 1440 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística para 120 jovens exibidores, sendo 20 por cidade, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.

Projetos serão realizados através de patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Projetos serão realizados através de patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

LAB Cidades Criativas

Já a segunda iniciativa promove ações de intervenção urbana e ocupação cultural em praças públicas de cinco cidades fluminenses: São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Rio Bonito. A reestruturação dos espaços será feita com técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano —, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada no espaço sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos. Os impactos dessas transformações incluem uma dinâmica social que valoriza as territorialidades, a inteligência coletiva e uma melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar da comunidade e seu entorno.

Escolas Criativas

Para além do Cine+ e LAB Cidades Criativas, outras três cidades fluminenses recebem a terceira edição do Escolas Criativas — cultura, educação e sustentabilidade. Cantagalo, Duas Barras e Petrópolis serão contempladas com o programa, que já atende outras cidades do Estado, como a capital e Niterói. O programa busca promover uma maior ação cultural no ambiente escolar a partir da implementação de ações de difusão, formação, inovação e pesquisa. Assim, contribui para a criação de um repertório artístico-cultural de crianças e adolescentes que gera reflexos no desenvolvimento social, sustentável e cidadão dos alunos.

Veja também
error: Content is protected !!