O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Flurona no RJ: sintomas da dupla infecção por Influenza e Covid

Um adolescente do Rio de Janeiro, de 16 anos, testou positivo para Covid-19 e influenza A, simultaneamente, após realizar dois exames em laboratórios particulares, que apontaram a dupla infecção, chamada de ‘Flurona’.

Em entrevista à TV Globo, a mãe do rapaz, Adriana Soutto Mayor, afirmou que ele começou a apresentar sintomas leves de gripe no dia 29 de dezembro. Ele fez um primeiro teste rápido que indicou a infecção por Covid e Influenza. Na sequência, a família procurou um segundo laboratório para fazer o exame PCR, que confirmou o mesmo diagnóstico.

Mesmo assim, a família decidiu submeter Bruno ao Painel Respiratório, capaz de identificar os vírus da Influenza A e B, Sincicial Respiratório e a Covid. O resultado também confirmou a dupla infecção. Segundo Adriana, neste momento, o jovem Bruno passa bem, tem sintomas leves e está cumprindo isolamento social. O adolescente se vacinou contra o coronavírus e a gripe.

Se confirmado, o caso de Bruno seria o primeiro documentado no Rio de Janeiro. A Secretaria de Saúde disse que não foi notificada sobre nenhum diagnóstico de dupla infecção. Na semana passada, a Secretaria de Saúde do Ceará informou que três pacientes foram diagnosticados com a coinfecção por influenza e coronavírus em Fortaleza.

Na virada do ano, uma gestante de Israel chegou a ser anunciada como a primeira paciente, onde se diagnosticou a infecção por Covid e influenza ao mesmo tempo. A partir deste anúncio, surgiu o termo “Flurona” para designar essa combinação de infecções simultâneas.

Ainda não existem estudos sobre a possibilidade e o impacto das infecções respiratórias combinadas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais