O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Sociedade Musical 8 de Dezembro comemora centenário em Duas Barras

A Sociedade Musical 8 de Dezembro, de Duas Barras, na Região Serrana do Rio, completou 100 anos de existência, nesta quarta-feira (08/12).

A instituição, que carrega em seu nome uma homenagem ao dia de Nossa Senhora da Conceição, iniciou as comemorações do centenário com uma alvorada musical pelas ruas da cidade, por volta das 5 horas da manhã.

Sob a regência do Maestro e instrumentista Domingos Henrique Souza de Oliveira (Minguinho), o grupo partiu da sede da entidade acompanhando a imagem da santa Padroeira do Município – carregada pelo Pároco Padre Yves Barcelos Mozer – executando tradicionais dobrados, sendo seguido por populares e devotos.

Sociedade Musical 8 de Dezembro comemora centenário em Duas Barras
Sociedade Musical 8 de Dezembro percorreu ruas acompanhando a imagem da santa Padroeira do município. (Foto: Rick Mello/Serra News)

Durante o trajeto, a banda esteve na gruta de Nossa Senhora das Graças e em passagem pelo bairro Loteamento Castelo, prestou uma bela homenagem ao ex-integrante José Delgado, em frente à sua residência, em um dos momentos mais emocionantes do percurso.

“Zé Delgado”, como é popularmente conhecido, se dedicou por muitos anos à banda da instituição como percursionista, tocando seus inesquecíveis pratos orquestrais, que abrilhantaram os tempos musicais em importantes e históricas apresentações do grupo.

Por volta das 18h, após entoar a tradicional procissão com o andor da Padroeira, a banda apresentou seu tributo à Nossa Senhora da Conceição no interior da igreja matriz, onde em seguida foi realizada a missa solene. Na ocasião, entre outras músicas a banda executou a canção “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos, que contou com a interpretação vocal do padre Yves, o Hino da Sociedade Musical 8 de Dezembro, que também foi cantado em coro pelos instrumentistas, e encerrou com o clássico “parabéns pra você”.

Sociedade Musical 8 de Dezembro comemora centenário em Duas Barras
Sociedade Musical 8 de Dezembro, iniciou as comemorações do centenário com uma alvorada musical pelas ruas da cidade, por volta das 5 horas da manhã. (Foto: Rick Mello/Serra News)

Um concerto especial, em comemoração ao Centenário e de abertura do Natal, com a Banda 8 de Dezembro e a Escola Municipal de Educação Musical Nilton José dos Santos está marcado para acontecer no dia 19 de dezembro, às 18h30, na Praça Governador portela, em Duas Barras.

Celeiro de grandes talentos, a entidade é a oportunidade para que pessoas da comunidade tenham suas primeiras noções musicais.

Fundada em 1921, a Sociedade Musical 8 de Dezembro é considerada a mais antiga instituição cultural de Duas Barras, sendo reconhecida como patrimônio histórico e imaterial do Município, através da Lei Municipal 1.255/2017.

Em sua sede própria, construída em 1954, a banda conserva com carinho em seu acervo, imagens marcantes de sua história e uma coleção gloriosa de troféus e títulos conquistados, em concursos e encontros de bandas.

Veja também
error: Content is protected !!