O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Santa Maria Madalena deve ganhar título de Cidade das Estrelas

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, projeto de lei de autoria da deputada Adriana Balthazar que dá à cidade de Santa Maria Madalena, Região Serrana do Rio, o título de Cidade das Estrelas.

A deputada justifica esse importante projeto dizendo ser Santa Maria Madalena muito conhecida, pois, além de ser a terra que serviu de berço a uma estrela, atriz Dercy Gonçalves, que brilhou nos palcos de todo o Brasil por mais de 80 anos, falecida em 19 de julho de 2008, aos 101 anos de idade, é a cidade que reúne as melhores condições para quem queira observar os astros.

Destaca a deputada que o título de “cidade das estrelas” para Santa Maria Madalena é porque a mesma é uma das poucas cidades no mundo com as condições ideais e perfeitas para a observação dos astros.

Informa ainda a deputada que as características geográficas, arquitetônicas, ambientais, sociais, históricas e culturais que permeiam o cotidiano madalenense reúnem fatores indispensáveis à observação dos astros, especialmente, das estrelas com qualidade visual e sonora.

Esse projeto de lei da deputada Adriana Balthazar coincide com um projeto apresentado à NASA, inclusive em fase final de análise que está para reconhecer o Parque Estadual do Desengano, cuja área abrange os municípios de Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes e São Fidelis e guarda em seu território mais de 22 mil hectares de importante área da nossa Mata Atlântica, com o título de “Dark Sky Park”, parque de observação dos astros, o que se confirmando, fará com que o Parque Estadual do Desengano seja o primeiro parque da América Latina a desfrutar desse título.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais