O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Doença silenciosa: crescem os casos de diabetes no mundo

O número de adultos de 20 a 79 anos com diabetes no mundo aumentou 16% entre 2019 e 2021, conforme dados da Federação Internacional de Diabetes. Segundo o Atlas Diabetes deste ano, 1 em cada 11 adultos vive com a doença nas Américas Central e do Sul, e 1 a cada 3 não foi diagnosticado.

Há dois tipos de diabetes: o tipo 1, quando a pessoa nasce com a doença ou apresenta os sintomas no início da infância; e o tipo 2, que se manifesta durante a vida. Uma dieta balanceada é uma das medidas de prevenção mais importantes. A geriatra Roberta França lembra que alimentos salgados também podem levar ao diabetes.

Os dados do IDF mostraram um aumento importante nos casos de diabetes no Brasil e no mundo. Os dados mostram que 537 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, sendo que houve um aumento de 16% em relação aos dados de 2019. Em relação ao Brasil, estima-se que 15 milhões de brasileiros tenham a doença, embora um terço desconheça isso.

É um problema, porque o diabetes é uma doença que é importante ter diagnóstico precoce para evitar as complicações decorrentes da doença, como problemas renais, cardíacos, nos nervos, inclusive levando ao comprometimento da circulação nos pés, amputações e problemas de visão que podem levar à cegueira.

Quando se deve fazer o exame?

O rastreamento desses pacientes de risco deve ser feito o quanto antes. A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda o rastreamento em pessoas acima de 45 anos ou aqueles com fatores de risco para a diabetes, como obesidade, sedentarismo, casos de parentes de primeiro grau com diabetes, síndrome dos ovários policísticos, pessoas que tenham hipertensão e doença cardiovascular devem fazer o rastreio porque uma vez diagnosticada precocemente se previnem essas complicações citadas anteriormente.

Veja também
error: Content is protected !!