O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Brasil se consolida como líder mundial na produção agrícola

Superando os Estados Unidos, segundo Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja, o Brasil se tornou líder na produção de soja e está colhendo uma safra aproximada a 140 milhões de toneladas, 700 vezes maior que a safra colhida em 1959/1960.

Para a próxima década, a expectativa de aumento do cultivo de soja, sem realizar desmatamentos, segundo o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), é de 27% na produção de grãos (soja e milho, principalmente).

A soja é considerada o grão do século, por ser de grande versatilidade de uso na hora da alimentação humana, animal e na produção de biocombustíveis, a tornando única, e firmando o sucesso desse grão.

Entretanto, em 2020, os produtores agrícolas enfrentaram seguidas estiagens, uma das razões da atual crise hídrica, e o quadro se agravou com as geadas do último mês de julho. O cenário tem levado líderes de cooperativas a distribuírem informações sobre seguro e crédito rural, dialogando com instituições financeiras.

O crédito rural permite que os produtores possam investir em melhorias e tecnologia na sua propriedade, como a construção de silos, armazéns e investimentos em maquinários, como tratores, pulverizadores e colheitadeiras.

Nos dois primeiros meses de operação do Plano Safra 2021/2022, houve um aumento nas contratações de crédito rural de 36%, e somaram R$ 64,11 bilhões em financiamentos. Demonstrando ser um segmento em expansão, e altamente rentável, o agronegócio é um setor que tem o intuito de realizar os sonhos dos produtores rurais que almejam expandir seus negócios.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais