O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Distrito de Boa Sorte, em Cantagalo, recebe rede de distribuição de água

O que parece simples para muitos, para outros ter água encanada ainda é uma realidade muito distante mesmo em pleno século 21. É o caso de parte dos moradores do distrito Boa Sorte, em Cantagalo, na Região Serrana do Rio, que há pelo menos 15 anos convivem com esse drama. Segundo Eraldo de Abreu Cunha, presidente da Associação de Moradores da localidade, durante todos esses anos o jeito para driblar esse problema foi carregando água em baldes e improvisando um sistema de distribuição artesanal.

“No começo cada um pegava água com tachos em uma nascente de uma fazenda e carregava para casa para encher a caixa d’água. Com o passar do tempo, os moradores improvisaram uma espécie de rede de distribuição de água com mangueiras para amenizar esse sofrimento de carregar baldes cheios, pesados. Estou muito feliz porque isso vai acabar’, comemorou.

Foram anos e anos de uma dura rotina que agora tem os dias contados. A Águas do Rio começou a operar os sistemas de saneamento básico nesta segunda-feira, mesma data do início da mobilização das obras de extensão de rede de água no bairro Boa Sorte. Serão implantados 1.350 metros de extensão da rede de abastecimento, que vai beneficiar 160 famílias. Em função da chuva, a equipe iniciou nesta segunda-feira a sondagem das vias. A previsão é que a obra seja finalizada até o fim deste mês. A obra faz parte de um pacote de investimentos feitos pela Águas do Rio. Durante os próximos cinco anos, a concessionária vai investir mais de R$ 26 milhões nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Cantagalo.

Distrito de Boa Sorte, em Cantagalo, recebe rede de distribuição de água

“Essa obra é um marco na história do saneamento básico de Cantagalo, porque é o pontapé inicial de um longo cronograma de obras que a Águas do Rio vai fazer para universalizar o saneamento básico. O compromisso da empresa é levar água para as famílias, coletar e trata esgoto. É dar dignidade para todos que são atendidos pela concessionária”, comemorou José Carlos Almeida, diretor executivo da Águas do Rio.

Além de elevar os índices de saneamento básico nos municípios da área de concessão, a Águas do Rio também dispõe de uma série de iniciativas com viés socioambiental. Entre elas está o programa Afluentes, que tem como objetivo promover a integração entre associações de moradores, líderes comunitários e a concessionária, estabelecendo um canal direto com a empresa, promovendo mais agilidade na resolução das demandas sobre os serviços de água e esgoto. Entre os destaques do programa Afluentes estão os encontros periódicos promovidos pela empresa com a presença da diretoria, gerentes e equipe técnica. Além de fazer um balanço dos investimentos e ações desenvolvidas na cidade, as reuniões são uma oportunidade de esclarecer dúvidas, ouvir e oferecer uma resposta às solicitações da comunidade.

Outra importante iniciativa, é o programa ‘Tarifa Social’, que permite com que as famílias de baixa renda tenham um desconto de 50% do valor da tarifa normal. Para aderir ao programa o cliente deve apresentar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho e Previdência, guia de recolhimento para Previdência Social ou documento equivalente, RG ou documento com foto e CPF, comprovante de inscrição no Cadastro Único e uma fatura de água. Também é necessário preencher três requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; fazer parte de algum programa social do governo e ter média de consumo mensal de 10 m³ de água. Já o Saúde Nota 10 leva para as escolas apresentações teatrais e palestras que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais.

A Águas do Rio é uma concessionária da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento no país, e está comprometida em promover uma revolução no saneamento básico no Estado do Rio, garantindo a universalização dos serviços em 12 anos, com 99% da população com acesso a água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto.

Águas do Rio vai investir R$ 26 milhões em saneamento básico em Cantagalo até 2026

Veja também
error: Content is protected !!