O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Caminhada das Sementes em Itaocara promove a conscientização ambiental

Céu aberto, clima ameno e muita emoção  marcaram a 1ª Caminhada das Sementes, na manhã de sábado (23/10), em Itaocara, no Noroeste Fluminense. Aproximadamente 100 pessoas participaram da ação promovida pelo projeto Itaocara + Verde, com o objetivo de despertar a comunidade para a consciência ambiental e a prática de atividades físicas ao ar livre.

O ex-vereador Diego Cidade – que morreu em junho vítima da Covid-19 – foi lembrado e homenageado com o plantio de uma muda de Ipê Roxo, pelas mãos da esposa Marcelly e do irmão Douglas.

Caminhada das Sementes em Itaocara desperta importância da consciência ambiental

“A homenagem ao Diego, nem sei se tenho como expressar a emoção. Professor dos meus filhos, uma pessoa próxima, fiquei muito tocada! Essa muda de árvore representa tanto, ainda mais um ipê, uma árvore que se despe de folhas, parece morta e renasce com uma linda florada. Gera muitas sementes, muitas novas vidas a serem germinadas. O Diego plantou a semente dele no coração de muitos meninos”, contou emocionada a presidente do Itaocara + Verde, Elaine Seixas.

Os alunos do projeto social de Jiu-Jitsu do professor Anderson Souza, também participaram plantando a primeira muda da espécie Mulungu Vermelho, em Itaocara.

Caminhada das Sementes em Itaocara desperta importância da consciência ambiental

“Quando começamos a sonhar e planejar o projeto Itaocara + Verde, não tínhamos ideia de todo o impacto que ele causaria na sociedade, para além da questão ambiental, trabalhando a inclusão social e o fomento ao turismo. Nós estamos muito felizes com o engajamento da população e realizadas com o resultado da 1a Caminhada das Sementes”, contou a vice-presidente do projeto Monique Ribeiro.

A Associação de Canoagem de Itaocara (ACAI), que realiza um trabalho exemplar de turismo e preservação ambiental no município, também participou plantando uma muda de Pau-ferro, espécie nativa da Mata Atlântica, na Praça dos Quiosques.

Antes do início da caminhada os inscritos foram recepcionados com um belo café da manhã e, na sequência, todos participaram de um alongamento em meio à natureza.

Caminhada das Sementes em Itaocara desperta importância da consciência ambiental

“O alongamento foi um momento ímpar. Bonito de ver aquela praça cheia de verde e de pessoas praticando atividade física numa manhã agradável de sábado, em meio as árvores,  na beira Rio”, contou Elaine.

Várias instituições de ensino do município  marcaram presença no evento, com a participação de diretores, professores e alunos engajados. A secretaria de Meio Ambiente de Aperibé também participou, confirmando a nossa parceria de sucesso com o projeto Aperibé + Verde.

As sementes distribuídas foram plantadas às margens do Córrego Santo Antônio, no bairro Adovane, a fim de recuperar a mata ciliar desse importante corpo hídrico e, com isso, minimizar os efeitos de fortes chuvas e enchentes.

Semenstes distribuidas e espalhadas em Itaocara

“O ipê plantado em homenagem ao Diego vai crescer e essa placa de homenagem crescerá em tamanho junto com ele. Que venha a II Caminhada das Sementes”, concluiu Elaine.

Você pode ajudar nosso projeto a ser maior doando qualquer quantia via Pix: [email protected].

Projetos Itaocara+Verde e Aperibé+Verde fecham parceria em prol do Meio Ambiente

Veja também
error: Content is protected !!