O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Petrópolis: Visitas à sede do Parque Nacional Serra dos Órgãos agora são gratuitas

Um dos principais atrativos naturais de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, agora pode ser visitado sem necessidade de agendamento e com entrada gratuita. Desde o mês de agosto, foi liberado o acesso à sede do Parque Nacional Serra dos Órgãos (Parnaso).

Limitação

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o acesso à parte mais baixa é limitado a 300 pessoas por dia e ocorre por ordem de chegada.

Nesta área, estão os bosques, cachoeiras, como o Véu da Noiva, e os poços.

Já o acesso à parte alta, tem limitação de 100 pessoas por dia e conta com a trilha do Morro do Açu e seus atrativos, como o Portais de Hércules.

Horário de funcionamento

A sede do Parnaso funciona todos os dias das 7h às 16h.

Para acesso à parte alta (Trilha do Sino e Trilha do Açu), por questões de segurança e logística, é autorizada a entrada das 7h às 09h. Para o retorno, o ideal é a descida iniciar até 14h.

Sobre o Parnaso

O Parnaso foi criado em 1939 para proteger a paisagem e a biodiversidade do trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Ao todo, são 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

Fonte: Sou de Petrópolis

Empresas apoiam a informação de qualidade

Veja também
error: Content is protected !!