O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Força-tarefa visa a desobstrução de bueiros e grelhas em Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está intensificando a limpeza de bueiros e galerias pluviais no município, a fim de prevenir e minimizar os transtornos causados com o início do período das chuvas. Sendo assim, no próximo sábado, dia 2 de setembro, vai ser realizada uma força-tarefa, envolvendo as secretarias de Governo, Serviços Públicos, Obras e Mobilidade Urbana, além das subprefeituras. A operação começará na Rua Sete de Setembro e seguirá pelo Centro.

O local para realização dos trabalhos foi escolhido após uma vistoria das equipes das secretarias, na última terça-feira, 28. Segundo o relatório da Defesa Civil, verificou-se o acúmulo de lixo e folhas nas bocas de lobo. Tais resíduos reduzem a vazão das águas provenientes das chuvas e podem causar a obstrução das grelhas e bueiros, colapsando o sistema de drenagem.

O secretário municipal Defesa Civil, Evi Gomes, disse que a Defesa Civil, de forma preventiva e com o intuito de mitigar as ocorrências de alagamentos no período de fortes precipitações pluviométricas que se aproximam, realizou vistoria nas bocas de lobo do entorno das praças Getúlio Vargas e Demerval Barbosa Moreira. “Verificamos que há necessidade de limpeza de todos os bueiros e reparos em alguns, para melhorar a vazão e diminuir os transtornos devido aos alagamentos”. Evi reforçou a importância da população colaborar, não descartando lixo em via pública.

Força-tarefa visa a desobstrução de bueiros e grelhas em Nova Friburgo

Nesta semana a Secretaria de Serviços Públicos iniciou a ação em ruas do centro da cidade, atendendo, neste primeiro momento, pontos das praças Getúlio Vargas e Suspiro, da Avenida Alberto Braune e das ruas José Tessarollo dos Santos, General Osório, Cristina Ziede e Visconde de Itaboraí. Mais de 30 bueiros foram limpos nessa etapa. Vale destacar que este trabalho preventivo vem sendo realizado periodicamente com a retirada de lixo e de terra dos bueiros e com a desobstrução de manilhas e galerias com o suporte do caminhão Vac All.

Eduardo Trigo, secretário de Serviços Públicos, lembra que foi feita uma primeira limpeza no centro da cidade em março deste ano, em um período com chuvas esporádicas. “Agora, antevendo o fluxo das chuvas, iniciamos uma verificação periódica na área do Centro e, no sábado, vamos atuar com o caminhão Vac All na limpeza das manilhas”, ressaltou. Trigo destacou ainda, que mais de mil bueiros já foram limpos nos bairros de abrangência de sua secretaria.

O secretário de Governo, Marcinho Alves, explicou que, em um primeiro momento, é preciso identificar onde o serviço pode ser feito. “A curto prazo nossa meta é ter o escoamento da água da chuva mais rápido. A longo prazo, com obras de grande porte, solucionar de vez o problema”, finalizou.

Veja também
error: Content is protected !!