O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

Friburgo: Natureza divide espaço com lixo jogado por pessoas no Rio Bengalas

“Agredido de todas as formas, por uma significativa parte mal-educada da população, o Rio Bengalas tenta resistir e renascer, em uma missão difícil, mas não impossível”, são palavras do fotógrafo friburguense Jalmirez Silva, que em uma seleção de fotografias, mostra o contraste da natureza em meio ao lixo jogado por pessoas no rio que corta Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Devido ao processo de despoluição pelo qual o Rio Bengalas vem passando, está se tornando cada vez mais comum a aparição de animais silvestres na zona urbana da cidade, como: seriemas, quero-queros, capivaras, patos, além de diferentes tipos de peixes e anfíbios. Entretanto, o terrível hábito de jogar lixo nas vias públicas e no rio, ainda continuam em alta em pleno século XXI.

“A difícil convivência e sobrevivência dos animais selvagens, frente ao contato com a perigosa e destrutiva raça humana. Não, não foi uma festa surpresa de aniversário para a garça, muito menos uma oferta de lixo agradável para o quero-quero. Quanto ao socozinho, na boca da manilha que transborda esgoto bruto para o rio, o fato ocorre devido aos constantes entupimentos, causados pelo descarte de materiais totalmente inadequados nos vasos sanitários por parte da população” – escreveu Jalmirez Silva.

Friburgo: Natureza divide espaço com lixo jogado por pessoas no Rio Bengalas
Foto: Jalmirez Silva – 02/08/2021

Ele também enfatiza que as entradas nas tubulações são diariamente obstruídas por sacolas plásticas, absorventes higiênicos, preservativos, tampas e pequenos frascos plásticos de medicamentos, cartelas de comprimidos, escovas de dentes e muitos outros materiais ainda. “Já presenciei a equipe de manutenção limpar e desobstruir as entradas das tubulações em uma tarde, e na tarde seguinte, estarem todas transbordando novamente” – disse ele.

Sem conscientização e a participação da população, o processo de recuperação do Rio Bengalas, em Nova Friburgo, se torna cada vez mais dificultoso. Friburguenses, vamos cooperar e manter uma cidade mais limpa e próspera! 👍

Fotos: Jalmirez Silva – 02/08/2021

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais