O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Defensoria Pública de Nova Friburgo pede à Justiça a reinstalação de centros de triagem

A Defensoria Pública de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, entrou com uma Ação Civil Pública na Justiça, pedindo que o município reinstale os centros de triagens para atendimento a pacientes com suspeitas de Covid-19.

No documento entregue à 3ª Vara Cível, os defensores apresentam o prazo de 15 dias para que os centros de triagem e/ou testagem desativados, localizados na ESF de Mury e na UPA de Conselheiro Paulino, voltem a funcionar.

Segundo o pedido, a prefeitura terá 180 dias para que os centros sejam reabertos.

“Com a posse da atual gestão fora anunciado no dia 04/01/2021 a ampliação de 4 (quatro) para 13 (treze) postos de triagem, conforme publicação feita na página oficial da Prefeitura de Nova Friburgo na rede social. Contudo, essa realidade, festejada pela grande maioria da população, não durou muito tempo, tendo em vista que, sob a justificativa de falta de recursos financeiros e de profissionais, ao contrário da expansão anunciada, houve, na verdade, a centralização em 1 (um) único Centro de Triagem, além do Hospital Municipal Raul Sertã”, diz os defensores em um trecho da ação.

No final de julho, a Prefeitura de Nova Friburgo, ampliou o horário de testagem do Centro de Triagem de Olaria, que era de 8h às 13h, para de 8h às 16h.

De acordo com o boletim publicado na quinta-feira pelo município, desde o início da pandemia, 42.460 testes foram realizados, destes 23.141 deram positivo para a Covid-19.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu, da Defensoria Pública, a ação civil pública e já respondeu que não irá descentralizar a triagem Covid-19 de Olaria.

“Um Centro de Triagem deve estar agregado ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e em espaço próprio para testagem. No caso de Mury, a unidade é uma Estratégia de Saúde da Família e a UPA é um pronto atendimento”, declarou o município.

Fonte: G1

Veja também
error: Content is protected !!