O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Sem vacinas, Nova Friburgo suspende cronograma de imunização contra Covid

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo interrompeu a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para adultos de 32 e 33 anos, que estava programada para esta quarta e quinta-feira, 28 e 29. Também foi cancelado o Dia D previsto para este sábado, 31, para adultos de 28 a 31 anos. Entre esta quarta e sexta-feira, 30, continuará sendo aplicada apenas a segunda dose em Nova Friburgo.

A Prefeitura de Nova Friburgo alega que a primeira dose será suspensa esta semana porque o governo estadual enviou vacinas só para a segunda dose. Diante disso, não há imunizantes suficientes para os próximos grupos etários contemplados pelo cronograma planejado até 10 de agosto.

Ao todo chegaram 2503 vacinas para primeira aplicação e 3205 com orientação de uso para segunda dose. Desse quantitativo, 918 são da Pfizer, 1585 da Coronavac (primeiras doses), 1585 da Coronavac e 1620 da Astrazeneca (segundas doses). Levando em conta que o município vacina em média 3.500 a 4.000 pessoas por dia, a quantidade de imunizantes enviada para Nova Friburgo é insuficiente para dar prosseguimento na vacinação do público alvo, que estava agendado para acontecer nesta quarta, quinta, sexta e sábado.

A Prefeitura aguarda a próxima entrega de doses que deve acontecer até o final desta semana para realizar um novo cronograma para os próximos dias.

Cronograma

A Prefeitura de Nova Friburgo havia divulgado, no dia 13 de julho, um novo cronograma de vacinação contra a Covid-19. A nova previsão era imunizar todos os friburguenses com mais de 18 anos até 10 de agosto, o que não vai ocorrer devido a falta de imunizantes na cidade.

Até agosto, Nova Friburgo planeja vacinar com primeira dose toda população adulta

Vacinados

Mais de 108 mil friburguenses já receberam, ao menos, uma dose da vacina contra a Covid-19. Até segunda-feira, 26 de julho, 104.329 friburguenses haviam sido imunizados com a primeira aplicação, enquanto 35.673 já completaram o esquema vacinal com as duas doses do imunizante. Outras 4.239 pessoas receberam a dose única da Janssen. Esses números correspondem a um total de 144.241 vacinas utilizadas em Nova Friburgo.

Friburguenses vacinados contra Covid-19

Veja também
error: Content is protected !!