O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Moradores de Santa Rita da Floresta contemplam raios crepusculares

Moradores de Santa Rita da Floresta, 2º distrito de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, contemplaram no fim da tarde deste domingo (18/7), um fenômeno conhecido como raios crepusculares. O registro ocorreu na localidade de Vargem Alta.

Muitas pessoas que presenciaram um evento desse tipo já chegaram a associá-lo com algo milagroso e sobrenatural. Mas, na verdade, esse fenômeno, cientificamente chamado de raios crepusculares, conta com um processo de formação explicável pela ciência, sendo geralmente descrito como um dos mais belos tipos de ilusão de ótica.

Na prática, os raios crepusculares surgem quando o Sol é parcialmente eclipsado por objetos, como as nuvens, que fazem com que vários feixes de luz saiam apenas de áreas que não estão cobertas.

O fato de podermos ver os feixes de luz fluindo da nuvem com tanta facilidade é decorrente da presença de neblina, poeira transportada pelo ar ou até mesmo gotículas de água suspensas na atmosfera. Essas partículas de dispersão de luz que flutuam na atmosfera acabam destacando o caminho da luz solar, o que consequente origina a formação de feixes tão magníficos no céu.

O simples fato de ver raios crepusculares pode nos dar uma sensação de que os raios do Sol emergem de um único ponto. É por isso que, depois de observar esse fenômeno da luz do sol através da nuvem, muitas pessoas acabam acreditando erroneamente que é a nuvem que está emitindo os raios.

Veja também
error: Content is protected !!