O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Moradores de Cordeiro indagam corte de árvores na Mata do Posto Zootécnico

Moradores do bairro Posto Zootécnico, em Cordeiro, na Região Serrana do Rio, estão indignados com o corte de cerca de 15 árvores em um espaço considerado como Área de Proteção Ambiental (APA), onde antes era um lixão e foi revitalizado pela ONG Ser da Terra, Emater e Prefeitura, vindo abrigar posteriormente uma academia ao ar livre.

“Não tenho palavras para expressar a tristeza que foi acordar hoje e ver esse cantinho que tanto amo em meu bairro nesse estado. Sinceramente não sei qual foi o intuito da Prefeitura de Cordeiro para fazer isso, cortar árvores sendo que a maioria ali eram árvores frutíferas que foram plantadas pensando nos animais, até a cerca que protegia a área para carros não estacionarem em cima das plantas foi retirada”, relatou uma moradora.

No ano de 2016, uma ação realizada entre a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) de Cordeiro, a ONG Ser da Terra e a Emater, revitalizou esta área na entrada da mata do Posto Zootécnico que estava sendo alvo de despejo de vários tipos de resíduos (lixo), servindo também de estacionamento para diversos veículos. Na ocasião, o mesmo secretário que está em vigência na pasta e autorizou o corte das árvores, enalteceu a revitalização do espaço que o próprio teve participação.

Espaço revitalizado na Mata do Posto em Cordeiro pela ONG Ser da Terra

Em junho de 2018, a Prefeitura de Cordeiro, através do então prefeito Luciano Batatinha, introduziu no espaço revitalizado, uma academia ao ar livre para a realização de atividades físicas voltada ao público da terceira idade. Apesar de controvérsias, nenhuma árvore do local foi suprimida e as espécies arbóreas continuaram a crescer normalmente. O espaço continuou sendo preservado.

Local bastante tradicional e muito frequentado no município de Cordeiro, utilizado pela população para caminhadas, corridas e demais atividades físicas, a Mata do Posto é uma APA (Área de Proteção Ambiental) localizada no bairro Posto Zootécnico. O espaço criado onde antes era um lixão, teve a participação de moradores e era preservado pelos mesmos.

Academia ao ar livre na Mata do Posto em Cordeiro

Além do corte de diversas espécies arbóreas – considerado crime ambiental de acordo com a Seção II da Lei Federal 9.605/98 – a cerca que fazia a proteção do local também foi retirada. Alguns moradores, muito tristes com a situação, ironizaram nas redes sociais, dizendo que, talvez, “as árvores estavam com piolho”. Marcados nas redes sociais, autoridades municipais se calaram diante o ocorrido.

A redação do Serra News aguarda o posicionamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cordeiro, através do secretário Paulo Araújo, um dos apoiadores do espaço revitalizado em 2016 para compor o fragmento de Mata Atlântica da APA Mata do Posto Zootécnico.

Moradores de Cordeiro indagam corte de árvores na APA Mata do Posto Zootécnico

Veja também
error: Content is protected !!