O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Encontro dos produtores de arroz anã de Porto Marinho acontece online

O Arroz Anã de Porto Marinho é um produto de cultura tradicional e familiar de uma importante região agrícola de Cantagalo, na Região Serrana do Rio. Os agricultores e moradores de da localidade cuidaram dessa planta por décadas, á conservaram, tornaram o arroz anã a base da alimentação deles.

Na próxima terça-feira, 13 de julho, acontecerá o II Encontro de Produtores de Arroz Anã de Porto Marinho. O evento será online, às 18:30h, através da plataforma Google Meet. Para realizar a inscrição, basta preencher o formulário: https://forms.office.com/r/cV2A2jLdtZ.

Encontro dos produtores de arroz anã de Porto Marinho acontece online

 

Arroz Anã

O Arroz Anã de Porto Marinho, faz parte da base alimentar na comunidade há décadas. Um trabalho artesanal e tradicional que envolve uma grande demanda de mão de obra em alguns processos da produção. Os produtores se unem no sistema de mutirão ( troca de serviço), somente desta maneira conseguem realizar esse trabalho tão árduo. As famílias, os amigos e várias gerações se unem na comunidade. O Arroz Anã, além de todas as suas características culinárias, é um elo de identidade e sociabilidade na comunidade de Porto Marinho.

arroz ana 4

Elogios

Em 2019, o Arroz Anã de Porto Marinho foi alvo de elogios de um dos mais renomados chefs que atuam no Rio de Janeiro, o francês Frédéric Monnier. Segundo ele, é possível que a especiaria seja servida na composição de pratos sofisticados dos restaurantes da cidade do Rio de Janeiro, abrindo mais uma importante porta de comercialização para este produto.

O chef é embaixador do Senac desde 2011; possui um espaço ‘bistrot’ em parceria com a Aliança Francesa dentro da instituição de Botafogo; e foi o idealizador do projeto “Alimentando Cidadãos do Futuro” dentro do Lycée francês Molière, conduzido pelo SEBRAE, que entrou como parceiro da agricultura orgânica familiar de produtores do Estado do Rio.

Veja também
error: Content is protected !!