O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Vigilância Sanitária apreende garrafas de água imprópria para consumo em Friburgo

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e da Vigilância Sanitária de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, apreendeu 20.656 unidades de água de 500 mililitros da empresa UAI, do Espírito Santo.

O material foi encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutens (Lacen), no Rio de Janeiro, onde foi constatado a presença de pseudomonas e coliformes fecais, bactérias que causam infecções e doenças intestinais e renais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que a água mineral deve ser totalmente livre desses micro-organismos, por representarem riscos à saúde.

O laboratório também identificou a presença de mais uma bactéria não listada na instrução normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), indicando falhas nas boas práticas de fabricação.

Após o resultado da pesquisa, a Superintendência de Vigilância em Saúde, (Suvisa) emitiu um ofício orientando o recolhimento do produto e determinou a suspensão da comercialização de água mineral natural sem gás da marca UAI, em todo território estadual.

Nova Friburgo e Resende foram as primeiras cidades do Estado do Rio de Janeiro a coletar as garrafas d”água. Agora, o município aguarda novas orientações do governo do estado sobre um possível descarte dos produtos, caso o fabricante não queira apresentar contraprovas.

O coordenador de Vigilância Sanitária, Humberto Delegave, agradeceu a credibilidade e a colaboração do comércio na fiscalização e reforçou a necessidade do monitoramento e da prevenção às doenças transmitidas por alimentos (DTA).

A secretária de Saúde de Nova Friburgo, Nicole Cipriano, ressaltou que, apesar do número reduzido de profissionais, é de extrema importância ações como essa para melhorar o condicionamento de vida da população.

Veja também
error: Content is protected !!