O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Teve reação após a vacina contra a Covid-19? Posso tomar remédio? Entenda!

Reações como dor no braço, dor de cabeça, mal estar e febre são comuns após a aplicação das vacinas contra a Covid-19, seja qual imunizante for. O que nem todo mundo sabe, porém, é que esses sintomas podem indicar que o organismo está atingindo o objetivo principal da vacina: aprender a se proteger.

Ao instigar o sistema imunológico a produzir os anticorpos contra o coronavírus, a vacina acaba desencadeando uma inflamação. Esta reação inflamatória, por sua vez, leva ao surgimento dos sintomas, que tendem a desaparecer entre 24 a 48 horas após a aplicação.

Mas quem não teve febre ou mal estar não precisa se preocupar. A ausência dos sintomas não indica um fracasso do imunizante. A reação inflamatória produzida pela vacina está relacionada à eficácia, mas não significa que na pessoa que não teve nenhuma reação, [a vacina] não funcionou. Mas, quanto maior for a reação inflamatória, maior a chance de efeitos adversos.

  • Quais são as reações esperadas?

As reações mais comuns são vermelhidão, dor, coceira e inchaço no local da injeção. Também podem surgir sintomas gerais e sistêmicos que incluem dor de cabeça, indisposição, enjoo, fadiga, dor muscular, calafrios, sensação febril e febre alta a partir de duas a seis horas depois a aplicação. A orientação é procurar um posto de vacinação, caso tenha algum sintoma diferente dos efeitos adversos.

  • Por que provocam reações adversas?

Os sintomas são uma reação inflamatória do organismo em resposta ao que foi injetado no corpo. As reações locais são efeitos diretos do trauma provocado pela aplicação da agulha e a entrada do líquido nos tecidos da pele. Quando uma vacina é aplicada, o sistema imunológico libera substâncias biologicamente ativas que são as responsáveis pelo aparecimento dos sintomas.

  • Pode tomar remédios para aliviar os efeitos?

É necessário que a indicação seja feita por um médico e depende também da gravidade da reação. A principal recomendação é permanecer em repouso, hidratar o corpo e fazer uma compressa no braço para aliviar os sintomas locais. Caso os sintomas da vacina contra a Covid-19 não passem, pode-se tomar um paracetamol ou uma dipirona. No entanto, as reações passam com o tempo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive, fez um alerta para o uso excessivo de paracetamol para controlar os efeitos colaterais após a vacinação contra a covid-19. De acordo com a Anvisa, “o uso do medicamento deve ser feito com cautela, sempre observando a dose máxima diária e o intervalo entre as doses, conforme as recomendações contidas na bula, para cada faixa etária”.

  • Todo mundo vai sentir reações?

De acordo com os infectologistas, as reações variam de pessoa para pessoa e não há como fazer uma previsão. Algumas podem não sentir absolutamente nada e outras desenvolver sintomas mais intensos. Ou seja, nem todo mundo vai ter efeitos colaterais da vacina contra a Covid-19.

Veja também
error: Content is protected !!