O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Variação de gripe aviária tem potencial para se tornar nova pandemia, dizem cientistas

Enquanto o mundo ainda tenta lidar com a pandemia da Covid-19, uma nova crise de saúde global pode estar se aproximando. Pesquisadores chineses alertam que uma variação da gripe aviária, chamada de H5N8, tem potencial de se disseminar entre humanos. A variante, inclusive, já provoca surtos entre aves e foi detectada pela 1ª vez em humanos em uma fazenda avícola na Rússia.

De acordo com um artigo publicado pelos virologistas Weifeng Shi e George F. Gao, as mutações da gripe aviária podem resultar em ‘pandemias desastrosas’. “Vários tipos do vírus da gripe aviária têm potencial zoonótico porque foi demonstrado que eles cruzam a barreira das espécies, transmitindo para mamíferos, incluindo humanos. O monitoramento contínuo e vigilante para evitar mais transbordamentos, que podem resultar em pandemias desastrosas”, alertam.

Ainda segundo os pesquisadores, o H5N8 pode se espalhar entre aves do mundo inteiro e, consequentemente, atingir seres humanos, uma vez que o vírus tem alta capacidade de ligação ao receptor do tipo humano.

Os primeiros casos de infecção em seres humanos aconteceram em dezembro do ano passado, mas só foram confirmados em fevereiro. Sete trabalhadores de uma fazenda avícola na Rússia tiveram os exames analisados e constatou-se a presença do H5N8. Os contaminados, segundo informações da agência de saúde russa, não apresentaram sintomas relevantes e a doença não apresentou transmissão entre humanos.

Veja também
error: Content is protected !!