O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Servidor da Prefeitura de Petrópolis morre após sofrer ataque de abelhas

Morreu na tarde dessa terça-feira (18) o servidor público Robson Batista da Silva, aos 54 anos, após ser atacado por abelhas no bairro Bonfim, em Corrêas, no município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

Ele atuava no Departamento de Agricultura da Prefeitura de Petrópolis e na Associação dos Produtores Rurais do Bonfim. O sepultamento foi realizado hoje (19), às 16h30, sem velório por decisão da família.

Robson também foi conselheiro do Petrópolis Convention & Visitors Bureau na gestão (2019-2021) e atualmente cursava mestrado em Ciências Agrícolas e Agricultura Sustentável.

Por meio de nota, a Prefeitura lamentou a morte do servidor. “O governo municipal expressa os mais sinceros votos de pesar a todos familiares, parentes e amigos. Robson será lembrado por sua dedicação as causas da Agricultura e do Turismo em Petrópolis”, diz o texto.

A morte do servidor do Departamento de Agricultura do município, Robson Batista da Silva, de 54 anos, por picada de abelha, acendeu o alerta para os cuidados que as pessoas devem ter ao lidar com este tipo de inseto que é classificado como útil e apesar do perigo é considerado essencial para o meio ambiente.

Abelhas e o Meio Ambiente

Em todo mundo existem cerca de 20 mil espécies de abelhas, e, no Brasil, já foram descritas 1.678 espécies. No entanto, a abelha mais conhecida é a Apismellifera (abelha melífera, europeia, do mel ou africanizada), famosa pelo ferrão, sua picada dolorida e por produzir a maior parte do mel que consumimos.

Outro grupo de extrema importância são as abelhas nativas do Brasil, que não possuem ferrão e não picam. Estas também produzem meles saborosos e são conhecidas também como abelhas indígenas ou meliponíneos, pois pertencem à tribo Meliponini.

Em zonas rurais, as abelhas são excelentes bioindicadores do equilíbrio ambiental local, levando em conta o uso indiscriminado de agrotóxicos, devido à sua sensibilidade aos defensivos químicos utilizados.

Veja também
error: Content is protected !!