O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Friburgo: Projeto doa composteiras domésticas para reduzir o lixo orgânico

Uma cervejaria localizada no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, criou um projeto para distribuir composteiras domésticas para reduzir o lixo orgânico que vai para o aterro sanitário da cidade.

Segundo Luís Enne, proprietário da Cervejaria Lumiarina e idealizador do projeto “Uma Composteira por Casa”, já foram doadas 85 unidades e é o maior projeto do tipo em curso no estado do Rio de Janeiro.

A composteira é um rico ecossistema higiênico que ajuda a reduzir seu lixo e emissões de gases do efeito estufa. O projeto consiste na doação de composteiras na região, em um kit que inclui baldes estilizados e prontos para a compostagem, minhocas californianas e serragem.

“Se consideramos um valor médio de 1kg re resíduos orgânicos que cada casa gera por dia, temos em um mês 1.5 toneladas que deixaram de ir para o aterro de Friburgo com as composteiras já fornecidas”, disse Luiz.

Projeto de Composteiras Domésticas em Nova Friburgo

Como funciona?

Basicamente, a composteira doméstica convencional é formada por três caixas empilhadas, uma pequena quantidade de composto contendo muitos micro-organismos e algumas minhocas californianas.

As duas caixas de cima da composteira servem como depósito para os resíduos domésticos (que devem ser colocados em pequenos tamanhos) e é nessas caixas que as minhocas e os micro-organismos presentes na camada de terra atuarão para transformar os resíduos em adubo orgânico, num processo que dura cerca de dois meses.

A última caixa serve como coletora do chorume, que também pode ser chamado de adubo líquido ou biofertilizante, além de servir como pesticida natural. Diferente do chorume produzido em aterros e lixões, o chorume da composteira doméstica não é tóxico.

Como se cadastrar?

Para se cadastrar basta entrar em contato com a Cervejaria através do Instagram ou Facebook. Depois de cadastrado o morador entra em uma lista de espera para os próximos lotes mensais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais