O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Friburgo: Projeto doa composteiras domésticas para reduzir o lixo orgânico

Uma cervejaria localizada no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, criou um projeto para distribuir composteiras domésticas para reduzir o lixo orgânico que vai para o aterro sanitário da cidade.

Segundo Luís Enne, proprietário da Cervejaria Lumiarina e idealizador do projeto “Uma Composteira por Casa”, já foram doadas 85 unidades e é o maior projeto do tipo em curso no estado do Rio de Janeiro.

A composteira é um rico ecossistema higiênico que ajuda a reduzir seu lixo e emissões de gases do efeito estufa. O projeto consiste na doação de composteiras na região, em um kit que inclui baldes estilizados e prontos para a compostagem, minhocas californianas e serragem.

“Se consideramos um valor médio de 1kg re resíduos orgânicos que cada casa gera por dia, temos em um mês 1.5 toneladas que deixaram de ir para o aterro de Friburgo com as composteiras já fornecidas”, disse Luiz.

Projeto de Composteiras Domésticas em Nova Friburgo

Como funciona?

Basicamente, a composteira doméstica convencional é formada por três caixas empilhadas, uma pequena quantidade de composto contendo muitos micro-organismos e algumas minhocas californianas.

As duas caixas de cima da composteira servem como depósito para os resíduos domésticos (que devem ser colocados em pequenos tamanhos) e é nessas caixas que as minhocas e os micro-organismos presentes na camada de terra atuarão para transformar os resíduos em adubo orgânico, num processo que dura cerca de dois meses.

A última caixa serve como coletora do chorume, que também pode ser chamado de adubo líquido ou biofertilizante, além de servir como pesticida natural. Diferente do chorume produzido em aterros e lixões, o chorume da composteira doméstica não é tóxico.

Como se cadastrar?

Para se cadastrar basta entrar em contato com a Cervejaria através do Instagram ou Facebook. Depois de cadastrado o morador entra em uma lista de espera para os próximos lotes mensais.

Veja também
error: Content is protected !!