O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

OMS classifica variante da Covid-19 que emergiu na Índia como ‘preocupação global’

A variante do coronavírus detectada em outubro na Índia, a B.1.617, já foi confirmada em 44 países – 27 novos desde 28 de abril -, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado nesta terça-feira (11).

O documento também apontou que “as sub-linhagens da B.1.617, como a B.1.617.1 e B.1.617.2, “parecem ter taxas maiores de transmissão”, com aumento rápido da prevalência já observado em vários países. As evidências científicas são classificadas como “moderadas” e precisam de mais estudos para confirmação definitiva.

Além da Índia, o Reino Unido foi o país que mais relatou casos sequenciados geneticamente da B.1.617 e, recentemente, informou que a B.1.617.2 é uma sub-linhagem preocupante nacionalmente. Nesta segunda-feira (10), o órgão de saúde internacional já havia classificado a versão do vírus como “preocupante em nível global“:

“Há informações de que a B.1.617 é mais contagiosa”, mas também existem elementos que permitem pensar que ela atenuaria as respostas dos anticorpos que combatem o vírus e, “portanto, nós a classificamos como uma variante preocupante em nível global“, afirmou a doutora Maria Van Kerkhove, responsável técnica do combate contra a Covid-19 na OMS.

Kerkhove ressaltou que faltam pesquisas sobre a variante indiana, principalmente com um sequenciamento genético mais completo “para saber a quantidade” que circula do vírus. Além disso, há a necessidade de investigar qual é o grau de “severidade” da B.1.617 na redução da resposta dos anticorpos contra a doença.

“Não temos nada que sugira que nossos diagnósticos, medicamentos e vacinas não estejam funcionando. E isso é importante”, frisou a cientista, que insistiu na manutenção de medidas sanitárias como o distanciamento social, uso de máscara e redução de contatos.

Veja também
error: Content is protected !!