O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Com chegada da rede 5G, antenas parabólicas vão parar de funcionar

Com chegada da rede 5G, antenas parabólicas vão parar de funcionar

As antenas parabólicas , utilizadas para pegar sinal da TV aberta , deixarão de funcionar assim que a rede 5G for implementada no Brasil. Isso acontece porque ambas utilizam a mesma frequência – é como se cirulassem pela mesma via de uma estrada -, o que pode causa interferência.

O edital do leilão do 5G , aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última quinta-feira (25), prevê uma solução para o problema. As operadoras que comprarem frequências da rede 5G serão responsáveis por distribuir, gratuitamente, receptores e antenas menores para os brasileiros que ainda utilizam antenas parabólicas.

Ao todo, 6,5 milhões de residências no país ainda contam apenas com a parabólica para assistir à TV, de acordo com o levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2017.

Segundo a Anatel , a distribuição de receptores será coordenada por uma entidade que ainda será criada. O processo de mudança deve durar cerca de dois anos, e será semelhante ao da mudança da TV analógica para a digital.

Para solucionar possíveis interferências, a Anatel tinha duas opções: distribuir filtros instalados nas TVs ou migrar completamente a parabólica . Com simulações em computadores, a agência chegou à conclusão de que os filtros não eram suficientes para resolver o problema. Por isso, haverá a mudança nas parabólicas.

Rio de Janeiro

O Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel passa a ser instituído no Estado do Rio de Janeiro. É o que determina a lei 9.151/20, sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada em dezembro de 2020, no Diário Oficial do Executivo.

A regra estabelece que o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade vai viabilizar a modernização das legislações municipais que tratam da implantação de infraestrutura de telecomunicações, de forma a permitir a atualização tecnológica das redes de telecomunicações.

Estado institui programa de estímulo à implantação da tecnologia 5G

Veja também
error: Content is protected !!