O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

Covid-19: Prefeitura de Duas Barras institui sistema de bandeiras no município

Covid-19: Prefeitura de Duas Barras institui sistema de bandeiras no município

A Prefeitura de Duas Barras, na Região Serrana do Rio, adotou recentemente através do Decreto Municipal n°. 3.498/21, o Plano de Classificação de Bandeiras das Atividades Econômicas no enfrentamento da Propagação do novo Coronavírus (COVID-19). De acordo com o dispositivo, a cor da Bandeira vigente é definida pela Secretaria de Saúde, considerando critérios técnicos conforme a capacidade de resposta do sistema de saúde e o nível de transmissão no Município.

Ainda conforme o documento, a classificação da bandeira se dará com base no monitoramento diário com avaliação das bandeiras a cada sexta-feira, iniciando a próxima avaliação no sábado seguinte, exceto em casos específicos de urgência.

Dentre as medidas estabelecidas pelo documento, também está a possibilidade de servidores públicos, empregados públicos ou contratados idosos portadores de doenças respiratórias, diabéticos, hipertensos, câncer, HIV e portadores de outras doenças autoimunes, anteciparem férias ou flexibilizarem a jornada de trabalho, com efetiva compensação. Também está previsto que grávidas tem a oportunidade de usufruir dos mesmos benefícios. Funcionários ou prestadores de serviço do município que apresentarem febre ou sintomas respiratórios serão considerados caso suspeito e serão encaminhados para atendimento da Secretaria de Saúde.

Através do Decreto Municipal, a Secretaria de Saúde de Duas Barras também determina normas e orientações que os estabelecimentos devem tomar em relação a: Cuidados no Atendimento ao Público; Capacidade de Ocupação; Distanciamento de Pessoas; Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s); Higienização; Protocolos Específicos à atividade; Proteção de Grupo de Risco no Trabalho; Modo de Operação; Informativo Visível e Afastamento de Casos Positivos ou Suspeitos.

Dentre as normas determinadas pela saúde, consta que os estabelecimentos ainda devem manter os procedimentos de higienização, desinfecção e distanciamento (1,5 m) recomendados pelos órgãos de saúde. Eles precisam fornecer Álcool Gel 70% para funcionários e clientes, exigindo o uso obrigatório de máscaras no interior da loja.

Acompanhe na tabela anexa as restrições de funcionamento de serviços, do comércio e de outras áreas que propiciam aglomerações. Se preferir imprima através do link: http://duasbarras.rj.gov.br/arquivos/2021-02-10/pref_saude_-_cartaz_bandeiras_a3.png.

Bandeira Amarela

Considerando os critérios técnicos, conforme a capacidade de resposta do sistema de saúde e o nível de transmissão no Município, previstos pelo Decreto Municipal n°. 3.498/21, com base no monitoramento realizado, os números obtidos na avaliação indicam a adoção da Bandeira Amarela pelo período de 12 a 18 de fevereiro de 2021.

DUAS BARRAS EM BANDEIRA AMARELA

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais