Evento online celebra os 155 anos do cantagalense Euclides da Cunha

Evento online celebra os 155 anos do cantagalense Euclides da Cunha

No dia 20 de janeiro é comemorado os 155 anos de nascimento de Euclides da Cunha, o grande escritor cantagalense, autor da obra prima “Os Sertões”. Para comemorar a data, um grupo de amigos unidos por laços que passam pelo interesse na obra euclidiana e ligação com Cantagalo-RJ, terra natal do escritor, organizam um evento virtual para lançamento do livro “Escritos Euclidianos – vol.2”, leituras e conversa sobre a obra euclidiana. A união destas pessoas nasce através das pontes criadas pelo texto euclidiano, convergindo diferentes movimentos, aberto a participação de todos.

O projeto “Escritos euclidianos”, organizado também pelos movimentos euclidianos de Cantagalo em parceria com a Academia Volta-redondense de Letras (AVL), tem a proposta de reunir textos que versam sobre Euclides e sua obra, ou tenham o universo euclidiano como inspiração. O resultado é um livro eletrônico (e-book) distribuído gratuitamente. Neste evento será lançado o segundo volume da série, que conta com a participação do Prof. Leopoldo Bernucci, um dos maiores especialistas da obra Euclidiana, atualmente, do escritor e poeta Marco Lucchesi, atual presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), o premiado escritor Milton Hatoum, entre outros grandes nomes do euclidianismo.

Evento online celebra os 155 anos do cantagalense Euclides da Cunha

O livro poderá ser obtido gratuitamente a partir do dia 20. Para baixar gratuitamente o volume 1 da série acesse https://www.avl.org.br/livros/. O evento Euclides, 155 terá uma mesa que discutirá o legado do texto amazônico de Euclides. Teremos a leitura dramatizada do texto “Estouro da boiada”, trecho icônico de “Os Sertões” com os atores Álvaro Sagulo e Ana Martins e finalizará com leituras e partilhas de textos da obra de Euclides. Veja programação completa abaixo.

O evento é gratuito e será realizado na plataforma Google Meet. Para participar é necessário inscrição prévia para receber o link da sala virtual. As inscrições são feitas somente através do formulário eletrônico no link https://cutt.ly/euclides155. O link da sala será enviado para e-mail cadastrado na inscrição. Será fornecido certificado de participação. Basta solicitar no formulário de inscrição.

Visite o Instagram: @encontroseuclidianos

Programação

19h – Lançamento do livro com a mesa-redonda “O legado dos textos amazônicos de Euclides” | Anélia Pietrani, Fabiana Corrêa e José Huguenin (mediador)

19h50 – Leitura dramatizada do trecho “Estouro da boiada”, de “Os sertões”, como os atores Álvaro Sagulo e Ana Martins.

20h – “Euclides de cabeceira” – Leituras de trechos da obra euclidiana por autores do Volume 2 dos Escritos com comentários. | Igor Ferreira, Léa Costa, Rachel Bueno, Rick da Cunha (mediação).

20h50 – Conversa livre.

Serra News

Serra News

O melhor portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.