O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Banda de Duas Barras completa 99 anos com homenagem dos músicos

Banda de Duas Barras vai comemorar 99 anos de trajetória

Na próxima terça-feira (8/12), a Sociedade Musical 8 de Dezembro, popular Banda de Duas Barras, estará completando 99 (noventa e nove) anos de existência desde a sua fundação em 1921.

Considerando o momento de pandemia em que vivemos, a Diretoria da entidade divulgou nota informando que este ano não será realizada a tradicional Alvorada Musical. No horário do concerto matinal, às seis da manhã, será veiculada por meio de carro de som pelas ruas da cidade uma homenagem gravada pelos músicos.

Atualmente, a banda está com as atividades paralisadas devido a pandemia do novo coronavírus, mas em sua trajetória se destaca como importante celeiro de músicos e instrumentistas que conquistaram seu espaço no cenário musical nacional, seja atuando no setor de produção ou em conjuntos, bandas marciais e orquestras.

Um grande momento de sua história, foi em 1940, quando o grupo, regido pelo Maestro Sebastião José dos Santos, se apresentou por trinta minutos, na capital do Rio de Janeiro, nos estúdios da antiga Rádio Nacional, uma das principais emissoras da época, que mantinha forte repercussão em todo território brasileiro em um tempo onde ainda não havia televisores no país.

Em sua sede própria, construída em 1954, a quase centenária Banda Musical conserva com carinho em seu acervo imagens marcantes de sua história e uma coleção gloriosa de troféus e títulos conquistados em concursos e encontros de bandas em âmbito estadual.

Sociedade Musical 8 de Dezembro - Banda Marcial de Duas Barras

Resultado de uma importante parceria com o Poder Executivo, o local abriga ainda a Escola Municipal de Educação Musical Nilton José dos Santos, unidade de ensino responsável pela iniciação musical dos jovens, que também tem como objetivo preparar futuros integrantes para a Banda de Duas Barras.

Considerada a mais antiga instituição cultural de Duas Barras, a Sociedade Musical 8 de Dezembro é reconhecida como patrimônio histórico e imaterial do Município, através da Lei Municipal 1.255/2017.

A data, que dá nome a entidade, foi escolhida por ocasião do dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, Padroeira do município de Duas Barras.

Veja também
error: Content is protected !!