O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Pavimento de prédio em construção desaba e atinge casa em Nova Friburgo

Pavimento de prédio em construção desaba e atinge casa em Nova Friburgo

Parte do último pavimento de um prédio em construção desabou e atingiu uma casa nesta terça-feira (22), no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O prédio tem nove pavimentos e fica localizado em um bairro residencial.

A Defesa Civil esteve no local e interditou dois imóveis vizinhos à obra. Ao todo, seis pessoas tiveram que deixar suas casas. Ninguém se feriu. Ainda não há informações sobre o que teria causado o desabamento.

Por telefone, o engenheiro responsável pela obra afirmou que o proprietário do prédio negligenciou o projeto e adicionou um pavimento a mais, com laje de isopor. Pavimento que caiu parcialmente.

De acordo com a moradora da casa atingida por partes do pavimento, as reclamações sobre a construção já são antigas.

“A gente vem reclamando desde que ele (o proprietário) demoliu o prédio antigo e nos deixou sem água. Aí a gente abriu um processo contra ele. Depois, no segundo andar, ele abriu uma janela de frente pra janela do quarto da minha filha que ela não podia nem abrir. A gente já pediu a Prefeitura pra ver essa obra, vieram um dia, a obra ficou parada, mas depois voltou”, conta a moradora Edelsia Vieira.

Pavimentos não permitidos

De acordo com a Prefeitura, a obra no local foi aprovada em novembro de 2017, mas, no projeto aprovado, constavam apenas quatro pavimentos permitidos na construção.

“Qualquer mudança ou descumprimento no gabarito é de responsabilidade total do proprietário e do engenheiro da obra”, afirma trecho de nota.

Ainda segundo o município, um processo será aberto e encaminhado com os laudos para a Procuradoria do município.

“A perícia vai apurar se houve má fé ou imprudência. Se na construção a fundação já foi elaborada para uma quantidade maior de pavimentos, diferente do aprovado na Prefeitura, ou se foi construída em cima de uma que suportaria apenas os pavimentos do gabarito”, afirma trecho da nota.

Demolição

Na tarde desta terça-feira, agentes da Defesa Civil voltaram ao local, acompanhados de uma equipe da secretária do Meio Ambiente, do engenheiro responsável pela obra e do dono do imóvel, para vistoriar os dois últimos andares onde ocorreu o problema.

De acordo com a Defesa Civil, foram geradas uma série de notificações e exigências, incluindo a demolição imediata dos dois últimos andares irregulares do prédio em construção, a ser executada por uma empresa especializada.

Ainda segundo a Defesa Civil, também foi pedido um laudo técnico sobre a segurança da construção, todas com prazo imediato.

Por Adilson Ribeiro/ Inter TV 

Veja também
error: Content is protected !!