O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Vacinas de rotina continuam sendo disponibilizadas em Nova Friburgo

Vacinas de rotina continuam sendo disponibilizadas em Nova Friburgo

As vacinas de rotina, aquelas que constam no Calendário Nacional de Vacinação, estão disponíveis à população nas quatro principais Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nova Friburgo, na Região Serrana. Além da imunização de rotina, a vacina contra Gripe Influenza (H1N1) também está disponível até o dia 24 de julho para toda a população.

A vacina contra a Meningite também está disponível na Rede Pública de Saúde de Nova Friburgo e desde a última segunda-feira, dia 08, foi introduzida a vacina Meningocócica ACWY Conjugada para adolescentes. Com a inclusão desta, haverá mudança da faixa etária, que passa a ser de 11 e 12 anos. Até então, a aplicação era em adolescentes de até 14 anos para a Vacina Meningocócica C Conjugada, que agora passa ser aplicada somente em crianças menores de cinco anos.

Para a imunização, tanto de rotina quanto para Influenza e Meningite, as pessoas devem dirigir-se às unidades de saúde que realizam a vacinação nos seus horários de atendimento: Tunney kassuga (Olaria) e Silvio Henrique Braune (Suspiro) de segunda a sexta das 8h às 17h. Já a unidade José Copertino Nogueira (São Geraldo) funciona às terças e quintas das 8h às 17h e Posto de Saúde Waldir Costa (Conselheiro Paulino), de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30.

Para ter acesso às vacinas, crianças, jovens, adultos e idosos devem portar a sua caderneta de vacinação, cartão do SUS e documento de identificação.

Sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo reforça que a população deve se vacinar contra o sarampo, que registrou dois casos da doença em 2019 e 29 em 2020.

O esquema vacinal contra o sarampo está disponível durante todo o ano na rede pública de saúde e todas as pessoas entre seis meses e 59 anos devem se vacinar. É recomendado que a população leve sua caderneta de vacinação na ida ao posto de saúde.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, sendo transmitida por meio da fala, tosse e espirro. A pessoa com sarampo pode apresentar mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos a proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

Veja também
error: Content is protected !!