Saúde Básica de Cantagalo está entre as cinco melhores do Estado

No dia 10 de junho foram divulgados os resultados do Programa Estadual de Financiamento da atenção Primária à Saúde (Prefaps), que colocaram a Saúde Básica de Cantagalo entre as cinco melhores do Estado do Rio de Janeiro. O estudo realizado pelo governo estadual, analisa quais cidades cumpriram as metas de qualidades nos serviços prestados pelas prefeituras na Atenção Primária à Saúde (APS) e o resultado divulgado agora corresponde ao 3° quadrimestre de 2019. Na Região Serrana, Cantagalo ficou com o primeiro lugar.

O estudo é realizado pelo governo estadual com o intuito de avaliar quais cidades cumpriram as metas de qualidades nos serviços prestados pelas prefeituras na Atenção Primária à Saúde (APS). Dos nove indicadores analisados, Cantagalo atingiu ou superou as meta em oito dos nove indicadores.

Alguns dos dados analisados foram: disponibilidades de consultas e exames, acompanhamento pré-natal, cobertura vacinal, disponibilidade de equipe e atendimento. Em acompanhamento das Condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família Cantagalo atingiu 98% de cobertura. Ainda em Saúde Bucal, o Município atingiu a nota máxima. Este indicador tem como objetivo medir o escopo de ações realizadas pelas equipes de Saúde Bucal na ESF.

O Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS) é a atual estratégia para o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Ou seja, o município fica apto a receber mais recursos estaduais para investir ainda mais na saúde da população.

“É gratificante receber esta notícia da boa colocação do município em relação a avaliação da nossa Saúde Básica e isto garante que continuemos a receber recursos para investir, de suma importância ainda mais neste momento de Pandemia. Agradeço ao Prefeito que nos dá o apoio e a todos os colaboradores da Saúde de Cantagalo, que são fundamentais para este bom resultado. Seguimos sempre em busca de melhorar ainda mais.” – Destacou o Secretário de Saúde, Márcio Barbas.