O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Moradora de Cordeiro conta como venceu a Covid-19 e desafios pós doença

Moradora de Cordeiro conta como venceu a Covid-19 e os desafios pós doença - discriminação e o preconceito

A moradora de Cordeiro, na Região Serrana, Renata Martins Oliveira conta ao Serra News como venceu a luta contra a Covid-19 e também a discriminação e o preconceito após a doença. “Há aproximadamente um mês confesso que vivi momentos de medo, fragilidade e vulnerabilidade. Num quarto de 12 m², de cor laranja vivenciei todas as emoções que a doença pode causar.”

Mas Renata está totalmente curada do novo coronavírus, que contraiu ao fazer uma viagem necessária a Itaperuna, no Noroeste Fluminense. “Da incerteza a certeza de estar doente senti, ansiedade, tristeza, preocupação, desespero e a pior de todas as emoções – o medo da morte bater à porta”, conta ela.

Tratamento e sintomas

Renata ficou aproximadamente 17 dias em total isolamento domiciliar tratando a doença. Ela disse que sentiu febre, dor de cabeça, tosse, P.A alterada, perda do apetite, perda do olfato, diarreia, e o sintoma mais agudo foi a sensação constante de cansaço.

Perguntada sobre a medicação que foi usada para o seu tratamento, ela disse que tomou apenas medicações para combater os sintomas do que estava sentindo. “Azitromicina, dipirona, ibuprofeno, PraIVA, e penetro. Eu não tomei hidroxicloroquina.”

No entanto, Renata deixa um agradecimento especial à Drª. Rosane Montechiare, que foi a médica que acompanhou os procedimentos durante a doença. “Não só me medicou, como deu todo o suporte necessário”, pois agradece.

Preconceito pós Covid-19

Mas como não bastasse o sofrimento e angústia de contrair o coronavírus, uma doença que tem matado milhares de pessoas ao redor do mundo, Renata conta a tristeza de conviver com a discriminação e o preconceito no período pós doença. “A cura não nos livra de problemas. A discriminação e o preconceito que me acompanharam durante a doença, continuam a me acompanhar pelo caminho.”

A moradora de Cordeiro venceu a Covid-19. Mas ela relata os olhares cheio de preconceito das pessoas, palavras de ódio e escritas disseminadas nas redes sociais lotadas de expressões que ferem. “Não deveriam nem fazer parte do nosso vocabulário.” Renata relatou um episódio em sua rede social, no qual foi cortar o cabelo já curada do coronavírus. Pois confessa que não imaginaria que levaria tantos problemas para o salão.

“Tiveram o trabalho de baixar na minha rede social um exame que já atestava a minha cura para importunar a mulher e dizer que fui cortar o cabelo e colocar as pessoas em risco. Mesmo curada sentei o mais afastada possível das pessoas e não tirei a minha máscara. Mas o preconceito, a falta de informação não nos deixa viver uma vida normal após a doença. Infelizmente as pessoas não estão sabendo lidar com os curados da Covid-19. Estamos sendo discriminados mesmo depois de curados”, relatou ela.

“Sim, as palavras, os gestos, as ações importam. Acredito que elas têm o poder de fazer a nossa vida dar certo ou errado. O livre arbítrio é um desafio, eu escolhi acreditar que o ser humano tem cura, que há redenção e que o ser humano não é um projeto falido. Mas a Covid-19 me fez enxergar que preciso ser melhor. Encontrei o caminho de volta e tenho tempo para recomeçar”, disse Renata ao Serra News.

Live no Instagram

Você pode interagir com Renata Martins Oliveira pela live no Instagram do Serra News, que acontecerá na próxima quarta-feira (17/06), às 17 horas, com a jornalista Ingrid Joia. Pois marque a data na sua agenda e interaja ao vivo com a cordeirense que venceu a batalha contra a Covid-19.

Moradora de Cordeiro, Renata Martins Oliveira conta ao Serra News como venceu a Covid-19

Veja também
error: Content is protected !!