O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Novo decreto solicita fechamento de comércio em Trajano de Moraes

Novo decreto solicita fechamento de comércio em Trajano de Moraes

A Prefeitura de Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio, publicou, na noite da última terça-feira (14), um novo decreto que determina o fechamento do comércio local. Até então, o município estava se baseando no decreto anterior, assinado no dia 8 de abril, que permitia que o comércio ficasse aberto, mas seguindo normas restritivas para evitar a aglomeração de pessoas. Isso incluía, bares, academias, lojas e restaurantes.

Segundo novo decreto, as novas medidas foram tomadas devido a falta de cumprimento das recomendações por parte da população, que continuou se aglomerando em espaços públicos e estabelecimentos comerciais. O decreto com maiores restrições, ainda considera o número crescente de casos confirmados de coronavírus, até mesmo óbitos, em municípios vizinhos de Trajano de Moraes.

Dentre as medidas impostas, as farmácias agora devem atender apenas uma pessoa por vez, mercados devem ter apenas 15 pessoas circulando, as filas dos bancos devem ter o mínimo de 2 metros de espaçamento entre as pessoas e bares e restaurantes devem funcionar apenas como delivery ou retirada na loja.

A rigidez do novo decreto vem, inclusive, na data de validade. Enquanto outros decretos da Região Serrana estão com previsão de encerramento nos dias 28 ou 30 de abril, o de Trajano de Moraes fica em vigor até o dia 30 de maio.

Logo que o decreto foi publicado, a prefeitura anunciou que vai intensificar também as barreiras sanitárias já existentes nas estradas que ligam Trajano de Moraes a outros municípios. Agora todos os motoristas que chegam ou passam pelo local são parados pelos agentes da prefeitura.

Ninguém está impedido de entrar no município, mas todos devem responder o local de origem, estado de saúde e receber orientações sobre a COVID-19. O objetivo, segundo a prefeitura, é de ter todas as informações registradas na Secretaria Municipal de Saúde, caso um dia alguém apresente sintomas ou confirme a doença.

Trajano de Moraes é um dos poucos municípios da Região Serrana que não tem nenhum caso suspeito ou confirmado de COVID-19.

Veja também
error: Content is protected !!