Nota oficial acerca dos casos suspeitos de coronavírus em Cantagalo

Nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde acerca dos casos suspeitos de coronavírus em Cantagalo

A Secretaria Municipal de Saúde de Cantagalo vem a público informar que recebeu notificação de dois casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19). Estes casos, no entanto, não estão sendo contabilizados até o momento para o município, uma vez que os pacientes deram entrada diretamente na rede particular na cidade de Nova Friburgo.

A cidade de Nova Friburgo contabiliza, até a manhã desta quinta-feira (19), 24 casos suspeitos do novo coronavírus,. Desses 24 casos suspeitos, dois deram entrada na rede privada de saúde da cidade. A Prefeitura de Cantagalo, aguarda os resultados dos exames, sendo que os pacientes já tiveram alta e se encontram em isolamento domiciliar.

Portanto, não há nenhum caso confirmado do COVID-19 no município de Cantagalo. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que os casos só poderão ser confirmados ou descartados mediante o resultado dos exames. Os exames estão demorando além do previsto devido a  atual demanda do Estado.

Recomendações

Diante de alguns sinais e sintomas (gripes ou resfriados) como tosse, coriza e dor no corpo, o paciente deverá permanecer em casa por até 14 dias. Ele deverá evitar o contato com outras pessoas e realizar o repouso sempre seguindo as normas de higiene visando a redução dos riscos.

Caso apresente a piora dos sintomas tais como cansaço, dificuldade para respirar e febre, a pessoa deverá procurar o Centro de Referência para Sintomas Respiratórios onde passará por uma avaliação médica.

Centro de Referência

O Centro de Referência para Sintomas Respiratórios está em funcionamento de 8h às 17h, no Laboratório Citopatológico próximo ao DER de Cantagalo. Em caso de dúvida o cidadão pode telefonar para a Secretaria de Saúde, no número (22) 2555-5193.

De acordo com a Prefeitura de Cantagalo, o objetivo do Centro de Referência é diminuir o fluxo de pessoas com sintomas de gripe das Unidades de Saúde,. Portanto, evitando o convívio dos casos suspeitos do coronavírus com os demais usuários (gestantes, idosos) em Cantagalo. Ainda também propiciar a todos os sintomáticos respiratórios a consulta no mesmo local.

Lembramos que as Unidades de Saúde continuarão em funcionamento para atividades como pré-natal e vacinação.

Serra News

Serra News

O melhor portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.