O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Veterinária recebe lobo-guará resgatado por Bombeiros, em Cantagalo

Veterinária recebe lobo-guará resgatado por Bombeiros, em Cantagalo

Um lobo-guará foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira (02/11) nas proximidades da Aldeia, em Cantagalo, na Região Serrana.

O animal foi levado para os cuidados da Drª Josiane Leitão Abreu. Trata-se de uma fêmea da espécie que se encontrava muito debilitada, segundo informou a veterinária.

“Estou aqui fazendo um apelo para as pessoas, para a gente ter mais consciência, porque essas queimadas que vêm ocorrendo em nossa região estão prejudicando muito a nossa fauna. Então esses animais ficam debilitados, se machucam e acabam vindo procurar alimento na cidade.”, explica a veterinária.

O lobo-guará sofre muito com a destruição do ambiente, obrigando-os a procurarem outros lugares para viver e alimentar-se. Nessa procura, muitos são atropelados em estradas.

No dia 25 de outubro, um lobo-guará foi visto fugindo de um incêndio em vegetação no município de Miracema, no Noroeste Fluminense. O coordenador da Defesa Civil do município gravava um vídeo das chamas quando se deparou com o animal correndo do fogo.

Considerado a maior espécie de canídeo das Américas, o lobo-guará não tem nada de mau, nem é agressivo. Ele é apenas curioso e pode se aproximar das povoações, assustando algumas pessoas.

O lobo-guará vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. Quando seu ecossistema é afetado, ele é obrigado a procurar refúgio em outro fragmento de mata.

Diante de tantos problemas, não é de se assustar que ele se encontra classificado como vulnerável à extinção pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).

Leia também: Centro Médico Veterinário Animalia

Veja também
error: Content is protected !!