O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

SustentaCão: Estudante transforma sacos plásticos em bolsas e vira referência

Estudante transforma sacos plásticos em bolsas e vira referência no Rio, com o 'SustentaCão'

Projeto SustentaCão: Quantos sacos plásticos de ração você já jogou fora? Esse é um hábito comum de muitas pessoas e segundo estimativa do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo. Segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular, sem tratamento e, em muitos casos, em lixões a céu aberto.

Infelizmente essa é a realidade do país, muitos desses materiais ficam na natureza por milhares de anos, e os danos causados ao meio ambiente são irreparáveis.  Essa triste realidade ganhou um novo capítulo, dessa vez muito mais otimista e promete mudar e muito a realidade desses sacos, antes descartados de forma incorreta.

A Coluna Personalidades dessa semana, conta a história do estudante de serviço social Wallace “Pala-Pala”, 35 anos, morador do Rio de Janeiro, que a partir do projeto ‘SustentaCão’ vem dando uma nova alternativa ao que até então era apenas lixo.

Wallace decidiu que faria algo pelos animais de rua, que diariamente sofrem com fome e frio e o descaso de muitos, que apenas passam e o desprezam.  Daí surgiu à ideia de trabalhar com a reciclagem e gerar um projeto sustentável na defesa dos animais.

Wallace já participava de um grupo de voluntários que leva sopa aos moradores de rua e ração para os animais que vivem na mesma situação. Vivendo diariamente essa realidade, ele começou a perceber que era preciso ir além e ajudar no custeio da alimentação.

Wallace e sua família já sabiam trabalhar com costura, e ele decidiu que começaria a criar bolsas sustentáveis, inicialmente ele fez Estudante transforma sacos plásticos em bolsas e vira referência no Rio, com o 'SustentaCão'para a noiva ir ao mercado, mas depois de começar a divulgar nas redes a ideia, surgiram muitas encomendas e doações de sacos.

E o sucesso foi tão grande, que a vida do estudante ganhou uma guinada com o projeto e ele não para, tem participado de várias feiras para divulgar o seu trabalho e ganhado cada vez mais reconhecimento dos admiradores.

“Faço as bolsas na máquina industrial com os sacos de ração vazios e viés. As pessoas reagiram de maneira positiva e quem sabe essa ideia se espalhe e outras ONGs e projetos possam se sustentar assim também, ajudando os animais e o meio ambiente”, afirmou.

Cada bolsa é confeccionada com muito carinho pela família e o valor é revertido para a compra de ração e remédios para animais de rua das regiões de Bangu e Padre Miguel, no Rio.

Em tempos de desperdício e excesso de lixo espalhados por aí sem destino, ideias como essa da Wallace, de consumo consciente e reciclagem de material que é totalmente nocivo ao planeta, deve ser aplaudido de pé! Além disso, existe muito mais do que a reciclagem, mas um gesto de solidariedade com o próximo e com cada animal de rua, que ganha uma nova chance de sobreviver.

Saiba como doar ou adquirir as bolsas:

O Wallace aceita doações de sacos de ração e linhas.  E claro, quem desejar comprar as bolsas para contribuir com o projeto ‘SustentaCão’, é só encomendar pelo o seu Instagram @wpalapala ou no Facebook.

E você, já pensou no que pode fazer pelo planeta? Faça a sua parte, onde quer que você esteja sempre tem alguém precisando de você. Dê água e ração aquele cãozinho aí da sua rua, que foi abandonado e você apenas o ignora. Economize, seja sustentável! O mundo depende do seu gesto de amor.

Confira no vídeo abaixo, feito especialmente para o Serra News.

Empresas apoiam a informação de qualidade

Veja também
error: Content is protected !!