Friburgo relembra tragédia de 2011 e lança barreira contra deslizamentos
Barreira SABO. Foto: Divulgação / Uanderson Fernandes Nesta segunda-feira (12/01), Nova Friburgo lembrou os 15 anos da tragédia climática de 2011 em uma solenidade simbólica — uma data que permanece marcada na memória de todos os friburguenses.
O evento teve início às 15h, no Teatro Municipal, na Praça do Suspiro, e conta com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.
A cerimônia lança a pedra fundamental da recuperação da encosta atrás do Hospital São Lucas, em Duas Pedras, e anuncia a construção da Barreira SABO, tecnologia japonesa inédita no Brasil para conter fluxos de detritos e reduzir riscos de deslizamentos.
A obra faz parte do Programa de Aprimoramento da Capacidade Técnica em Medidas Estruturais Frente aos Movimentos Gravitacionais de Massa, fruto da cooperação Brasil-Japão. Será executada pelo Governo do Estado, com recursos do Novo PAC, no valor de R$ 15 milhões.
Ver essa foto no Instagram
A barreira será instalada na Avenida Antônio Mario de Azevedo, nº 715, área estratégica para proteger o Hospital São Lucas e imóveis do entorno. O projeto começou em 2013, com estudos do projeto Gides, e foi formalizado em 2021.
O Ministério do Desenvolvimento Regional e a COPPE/UFRJ desenvolveram os projetos técnicos da barreira e de seus acessos, em parceria com Prefeitura, Defesa Civil e Meio Ambiente. A iniciativa reforça a prevenção de desastres e a segurança da população.





