Conta de energia elétrica não terá cobrança extra em janeiro
Foto: Divulgação / PPIOs consumidores iniciam o ano de 2026 sem custo extra na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária de janeiro será verde, o que significa que não haverá cobrança adicional no valor da energia elétrica.
Segundo a Aneel, apesar de o período chuvoso registrar índices abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro apresentaram, de forma geral, manutenção do volume de chuvas e dos níveis dos reservatórios das usinas no país. Com isso, em janeiro de 2026 não será necessário acionar as usinas termelétricas na mesma intensidade do mês anterior, evitando custos extras para o consumidor.
O sistema de bandeiras tarifárias no Brasil foi criado em 2015 e reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica no país. As cores indicam quanto custa para o Sistema Interligado Nacional (SIN) produzir a energia consumida por residências, comércios e indústrias.
Quando a bandeira é verde, não há acréscimo na conta de luz. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam aumento no valor cobrado a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, devido ao maior custo de geração.
Ver essa foto no Instagram





