Prefeitura de Nova Friburgo recupera lago de Lumiar após mortandade de peixes
Foto: Divulgação / Iago Guimarães - Serra NewsA Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra, iniciou a recuperação do lago de Lumiar após a recente mortandade de peixes.
Segundo o subprefeito Jorginho Freimann, responsável pela ação, a primeira medida foi a realização de um estudo técnico para definir o método adequado de limpeza do lago.
No início de novembro, dezenas de peixes mortos apareceram no lago, assustando moradores do distrito turístico. Comerciantes e moradores afirmam que, embora mortes de peixes ocorram nesta época do ano, a quantidade registrada foi incomum.
Testes preliminares indicaram boa qualidade da água, mas a subprefeitura mantém medidas para investigar as causas do problema.
Na última semana, equipes da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e da Secretaria de Bem-Estar e Proteção Animal se juntaram à força-tarefa. O trabalho também contou com apoio da Associação de Moradores de Lumiar e de profissionais da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) e do Inea.
Durante a operação, cerca de 350 peixes vivos, com peso entre 300 gramas e 5 quilos, foram retirados e transportados com oxigênio para um lago em Vargem Alta, no 7º distrito.
Atualmente, a equipe da Subprefeitura conclui a sucção de aproximadamente 700 mil litros de água do lago, direcionados para o Rio Boa Esperança. Após essa etapa, será realizada a limpeza do fundo do lago e uma avaliação técnica para definir se são necessárias intervenções estruturais antes do reabastecimento.
A concessionária Águas de Nova Friburgo foi acionada para analisar a qualidade da água do Rio Boa Esperança, responsável pelo abastecimento do lago.
Segundo Jorginho Freimann, técnicos e biólogos da FIPERJ e da Secretaria de Ambiente estudam a reintrodução das espécies originais ou a inserção de novas, considerando a compatibilidade com o ecossistema local.
Ver essa foto no Instagram





